Por Jarbas Capusso Filho
Tá circulando nas redes um vídeo feito em Fortaleza, ontem. Um sujeito começa a “entrevistar” Ciro Gomes e, rapidamente, diz à que veio, perguntando: “Diz pra nós como é que rouba a população sem ser preso”, Ciro responde, dizendo que “quem deve saber isso é bandido, eu não sou, não”. O rapaz é mais direto ainda na sequência: “Tu é bandido”. Ato contínuo, Ciro dá uma bofetada no falastrão. A técnica do sujeito é suja e antiga, começou com o grupelho fascista, MBL. Mais precisamente com Arthur do Val,o mamãe falei. Mais conhecido por ter ido na Ucrânia, assediar mulheres refugiadas de guerra.
A técnica consiste de desestabilizar o entrevistado até acontecer uma agressão contra o próprio entrevistador. Daí, é só editar o vídeo e colocar nas redes, com legendas pobres e rasas assim: tá vendo, ainda se dizem democráticos! Coisa que inebria fascistinhas de todas às ordens. Vai da tia Zélia, do zap ao porteiro da tia Zélia, do zap.
Pouca gente sabe, mas a filosofa @marciatiburi, se auto exilou por causa da terrível e escrota perseguição que o MBL praticou contra ela. Teve que sair do país. Até hoje o MBL invade lançamentos de livros, campus universitários e outros eventos progressistas para provocar o caos, agressões e ter conteúdos para às redes sociais. O intuito nunca foi informar, nunca! É um mecanismo reacionário e violento para mobilizar seus seguidores, tão reacionários quanto.
Daí, vou para a provocação do dia: partindo do princípio que fascismo não se debate, se combate, o Ciro tá errado? E vejam bem, não estou aqui fazendo uma defesa do Ciro. Poderia ser qualquer político. Do Serra ao Lira. O que fazer quando você é ofendido nesse grau por um reacionário de merda? Até quando vamos tolerar esse tipo de gente medíocre e autoritária?
Alguns dirão, nada justifica a violência. É? Talvez. Mas como lidar com gente desse nível te ofendendo e colocando em redes sociais que é, convenhamos, terra de ninguém? Confesso que, para mim, fica difícil responder sem uma profunda reflexão, uma enorme tentação e controlando muito os impulsos.
O Antagonista, site fascista, disse que o Ciro não sabe brincar. Será?
***************************************
O CONSTRUIR RESISTÊNCIA PRECISA DO SEU APOIO
PIX para Simão Félix Zygband CPF 035.540.088-00 (qualquer quantia)
OU CLICANDO E SE ENTRETENDO NOS ANÚNCIOS QUE APARECEM NA PÁGINA.
QUALQUER FORMA DE CONTRIBUIÇÃO É BEM VINDA.
✊