Construir Resistência
Fb Img 1701730356226

Ciro Gomes dá uma bofetada num falastrão

Por Jarbas Capusso Filho

Fb Img 1701730356226

Tá circulando nas redes um vídeo feito em Fortaleza, ontem. Um sujeito começa a “entrevistar” Ciro Gomes e, rapidamente, diz à que veio, perguntando: “Diz pra nós como é que rouba a população sem ser preso”, Ciro responde, dizendo que “quem deve saber isso é bandido, eu não sou, não”. O rapaz é mais direto ainda na sequência: “Tu é bandido”. Ato contínuo, Ciro dá uma bofetada no falastrão. A técnica do sujeito é suja e antiga, começou com o grupelho fascista, MBL. Mais precisamente com Arthur do Val,o mamãe falei. Mais conhecido por ter ido na Ucrânia, assediar mulheres refugiadas de guerra.

A técnica consiste de desestabilizar o entrevistado até acontecer uma agressão contra o próprio entrevistador. Daí, é só editar o vídeo e colocar nas redes, com legendas pobres e rasas assim: tá vendo, ainda se dizem democráticos! Coisa que inebria fascistinhas de todas às ordens. Vai da tia Zélia, do zap ao porteiro da tia Zélia, do zap.

Pouca gente sabe, mas a filosofa @marciatiburi, se auto exilou por causa da terrível e escrota perseguição que o MBL praticou contra ela. Teve que sair do país. Até hoje o MBL invade lançamentos de livros, campus universitários e outros eventos progressistas para provocar o caos, agressões e ter conteúdos para às redes sociais. O intuito nunca foi informar, nunca! É um mecanismo reacionário e violento para mobilizar seus seguidores, tão reacionários quanto.

Daí, vou para a provocação do dia: partindo do princípio que fascismo não se debate, se combate, o Ciro tá errado? E vejam bem, não estou aqui fazendo uma defesa do Ciro. Poderia ser qualquer político. Do Serra ao Lira. O que fazer quando você é ofendido nesse grau por um reacionário de merda? Até quando vamos tolerar esse tipo de gente medíocre e autoritária?

Alguns dirão, nada justifica a violência. É? Talvez. Mas como lidar com gente desse nível te ofendendo e colocando em redes sociais que é, convenhamos, terra de ninguém? Confesso que, para mim, fica difícil responder sem uma profunda reflexão, uma enorme tentação e controlando muito os impulsos.

O Antagonista, site fascista, disse que o Ciro não sabe brincar. Será?

Jarbas Capusso Filho é psicólogo clínico, dramaturgo e roteirista de TV

***************************************

O CONSTRUIR RESISTÊNCIA PRECISA DO SEU APOIO 

PIX para Simão Félix Zygband CPF 035.540.088-00 (qualquer quantia)
OU CLICANDO E SE ENTRETENDO NOS ANÚNCIOS QUE APARECEM NA PÁGINA.
QUALQUER FORMA DE CONTRIBUIÇÃO É BEM VINDA.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Matérias Relacionadas

Rolar para cima