Construir Resistência
Fotos: divulgação

Série sobre a Igreja do Reino da Luz é imperdível

Por: Francisco José Nunes

A série #VossoReino (El Reino) estreou na plataforma #Netflix no dia 13 de agosto, uma sexta-feira. É produção argentina com uma dupla de roteiristas super premiados: #ClaudiaPiñeiro e #MarceloPiñeyro. O elenco é formado por ótimos atores e atrizes, dentre eles: Diego Peretti, Mercedes Morán e Chino Darín.

A trama da série gira em torno do Pastor Emilio Vázquez Pena, líder da “Igreja do Reino da Luz” e candidato a Vice-Presidente da Argentina. Entretanto, na noite do lançamento da chapa, o candidato a presidência levou uma facada. Esse acontecimento abre a oportunidade para que o Pastor Emilio seja o candidato a Presidente. 

Ao longo dos oito episódios ocorrerão as investigações para identificar o autor da facada e qual seria a motivação do crime. Qualquer semelhança com o Brasil não é mera coincidência. O Pastor Emilio defende a pauta do fundamentalismo religioso: a tal da “ideologia de gênero”, a pregação homofóbica e o combate à legalização do aborto.

A roteirista da série, Claudia Piñeiro, participou ativamente na campanha que conquistou a aprovação da lei do #AbortoLegal na Argentina (30 de dezembro de 2020), simbolizado pelo #pañueloverde. Nos cultos realizados na igreja, o grupo musical usa o “pañuelo celeste”, símbolo do movimento contrário à legalização do aborto, liderado principalmente por evangélicos e católicos.

As cenas ocorrem principalmente na igreja, que está anexada a uma grande mansão, com muitos quartos, sala para refeições e escritório. Nesta casa mora o casal Pastor Emilio e sua esposa Elena Vázquez Pena. Ela exerce uma enorme influência em Emilio, na família e na igreja. Também moram na casa filhos e filhas, naturais e adotados. Alguns solteiros, uma delas é casada. 

O outro local importante das cenas é o “Lar Meninos da Luz”, casarão para onde são levadas crianças e adolescentes que vivem nas ruas de Buenos Aires. Essas crianças são “adotadas” pelo casal Pastor Emilio e Pastora Elena. Esse “Lar” é dirigido por filhos adotados pelo casal.

A série também faz referência: ao uso da igreja para fazer “lavagem de dinheiro”, arrecadação de dinheiro para financiar candidaturas de deputados e senadores, aos casos de pedofilia, o uso da figura do “Diabo” para justificar situações de abusos e de discriminação. Mostra também que o aparelho repressor, que atuou muito fortemente durante a última ditadura argentina (1976-1983) não foi totalmente desmontado.

Pelo contrário, continua praticando tortura, desaparecimentos e assassinatos. Isso tudo somado ao Sistema Judiciário, extremamente serviçal à elite argentina. A Promotora de Justiça Roberta Candia (Nancy Dupláa) é uma das exceções e desempenha um ótimo trabalho de investigação, mas é afastada do caso por “ordens superiores”.

Ao apresentar a sua candidatura à Presidência da Argentina, o Pastor Emilio Vázquez Pena faz um discurso bastante conhecido no Brasil e na maioria dos países da América Latina:

“Vou defender o valor da família, do amor e da ordem. A Justiça na Argentina funciona para proteger os delinquentes. Que pai pode ser julgado por querer uma arma para defender sua família?”

Um personagem importante na série é Rubén Osório, um jovem que foi cooptado pelo sistema de repressão militar para atuar infiltrado no movimento estudantil. Durante a crise econômica argentina, entre 2001 e 2002, ele atuou para desmantelar os protestos populares.

Por seus “serviços prestados” ele foi promovido na hierarquia do serviço secreto. Mais recentemente, Osório foi para os EUA aprender com a equipe de Donald Trump as técnicas para manipular as redes sociais em benefício das pautas da extrema-direita. Atualmente ele desempenha um importante papel nas disputas eleitorais na Argentina e na América Latina.

A série não consegue esconder a paixão entre argentinos e brasileiros! Sintetizada na fatídica frase:

“Os argentinos odeiam amar os brasileiros e os brasileiros amam odiar os argentinos”.

De fato, a produção artística dos argentinos é invejável! Sempre é bom lembrar que a série é uma obra de ficção.

Tem uma pitada de “realismo mágico” ao bom estilo dos escritores #JulioCortázar e #JorgeLuisBorges. Tem uma música de Roberto e Erasmo Carlos: “Sentado à beira do caminho”.

A primeira temporada deixou várias histórias em aberto. Tudo indica que teremos uma segunda temporada.

É uma ótima série “para maratonar”!

Serviço

Série: Vosso Reino (El Reino)

País: Argentina

Lançamento: 13 de agosto de 2021

T1 – 8 episódios (média de 40 min. cada)

Plataforma: Netflix

Francisco José Nunes é Mestre em Ciências Sociais – PUC-SP; Graduado em Filosofia; Professor na Faculdade Paulista de Comunicação – FPAC.

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Matérias Relacionadas

Rolar para cima