ATENÇÃO: INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ 30/04
Por Sonia Castro Lopes
“Educar exige reconhecimento da identidade cultural dos educandos; exige, acima de tudo, a convicção de que a mudança é possível.” (Paulo Freire)
Ana Cláudia Araújo, 50, moradora na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, sempre desejou prosseguir os estudos em nível superior, mas não se sentia capaz de realizar seu sonho. Tendo concluído o ensino médio há mais de 15 anos em uma escola da rede pública, conseguiu ser aprovada no vestibular para serviço social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) graças ao apoio obtido em um pré-vestibular comunitário próximo à sua casa: OS ARTEIROS. Após meses de muito estudo e apoio de professores comprometidos com projetos de educação popular, ela pode, enfim, ingressar em uma das mais prestigiadas universidades do país. Atualmente cursa o quinto período da faculdade e participa do grupo de pesquisadores do NEEAE – Núcleo de Estudos, e Educação da Assistência Estudantil. A experiência universitária elevou sua auto-estima, aguçou sua sensibilidade para perceber a violência e as injustiças cometidas contra todos os que se encontram em situações de vulnerabilidade social, conferiu-lhe poder para descobrir seu lugar no mundo.
Tradicionalmente reservada aos filhos da elite e da classe média, o processo de democratização da universidade brasileira deveu-se, entre outros fatores, à ampliação de vagas nos cursos noturnos, a políticas como o PROUNI, financiamento estudantil (FIES), bolsas de estudo e permanência, além da adoção da política de cotas raciais e sociais. Paralelamente a essas políticas públicas de inclusão e ações afirmativas, os pré-vestibulares comunitários, destinados estudantes pobres egressos da rede pública de ensino, vêm contribuindo bastante para que jovens e adultos da periferia possam ingressar no ensino superior. Articulados a universidades ou localizados em comunidades como Maré, Rocinha, Dona Marta, para citar apenas algumas aqui da cidade do Rio de Janeiro, proliferam cursos populares criados pela iniciativa de associações de moradores, agremiações esportivas, grupos de teatro, cineclubes, igrejas e movimentos negros.
“OS ARTEIROS – centro de cultura, educação e cidadania” surgiu em 2010 como um grupo de teatro destinado às crianças da Cidade de Deus por iniciativa dos produtores culturais Ricardo Fernandes e Rodrigo Felha. Sete anos depois, muitas daquelas crianças que permaneceram no projeto já se encontravam em idade de prestar vestibular; daí nasceu a idéia de aproveitar o espaço para incluir um cursinho preparatório. O grupo ocupa um galpão que foi doado pela Prefeitura e contou inicialmente com doações e ajuda de artistas como Fernanda Lima, MV Bill e Helio de La Peña que, aliás, doou as carteiras para que o curso pudesse se instalar. Também foram realizadas parcerias com professores que já possuíam experiência em projetos de educação popular e, através deles, outros foram sendo incorporados ao corpo docente, o que possibilitou o início das atividades em julho de 2017. Atualmente o curso é coordenado por quatro ex-alunas: Ana Cláudia Araujo, Débora Oliveira, Mariana Galdino e Rafaella Nascimento. Compartilhem e divulguem o Pré-Vestibular do Instituto Arteiros. As inscrições para 2021 já se encontram abertas.
Reproduzimos, abaixo, informações e link de acesso para a realização das inscrições
Pré-Vestibular Instituto Arteiros 2021
O Instituto Arteiros, junto pela diversidade, abre as inscrições para o curso pré-vestibular online para alunas e alunos, preferencialmente de moradores da favela da Cidade de Deus. Priorizamos vagas para: Negros, mulheres, mães e LGBTQI+.
Aulas noturnas e semanais (segunda a sexta) de 19h às 22h – possibilidade de aulas extras e atividades extracurriculares aos finais de semana. Indispensável o acesso à internet. Serão oferecidas 30 vagas.
Nosso pré vestibular tem como objetivo promover o acesso de jovens e adultos às Universidades, somar para construção de novas perspectivas, contribuindo sempre para a promoção da diversidade cultural e social, tendo como base a educação.
Todo o processo de inscrição, assim como as aulas serão ONLINE, portanto, atentem-se a todas a informações contidas nesse post e não se esqueçam de conferir os dados preenchidos.
A inscrição é feita através do preenchimento de um formulário Acesse o LINK abaixo.
Vem somar com a gente!