Prefeitura de SP promove sucateamento da biblioteca Monteiro Lobato

Por Simão Zygband

A prefeitura de São Paulo, sob o comando do empresário Ricardo Nunes, do MDB, estuda o desmonte da histórica Biblioteca Infanto-juvenil Monteiro Lobato, criada por Mario de Andrade, nos anos 1930 e para isso promove o sucateamento deste importante acervo cultural do município. 

A informação circulou nas redes sociais na última terça-feira (3), mas está sendo desmentida pela Prefeitura, o que já era previsível. Entretanto, neste momento, já estaria sendo eliminada a Seção de Bibliografia e Documentação da Biblioteca, que possui um riquíssimo acervo, patrimônio da cidade e do país, que  documenta a história da nossa Cultura  Infantil Letrada. 

As informações dão conta que a Prefeitura já negligencia há tempos o acervo da Biblioteca Monteiro Lobato, sem lhe proporcionar tratamento necessário para a sua preservação. O equipamento de climatização, fundamental para conservação dos livros, está quebrado há muito tempo e sequer se iniciou uma licitação para substituí-lo. Nem mesmo o seu reparo foi providenciado.

Também está acontecendo uma política de afastamento dos funcionários concursados, que estão sendo alocados para outros locais da administração municipal. O que se percebe é o interesse em sucatear o acervo, com vistas a passá-lo para a gestão privada, assim como o governo federal realiza com a Cinemateca Brasileira, vítima de um incêndio que somente revelou o desinteresse com a memória cultural brasileira. 

Ricardo Nunes, um prefeito que substituiu Bruno Covas (PSDB) em decorrência do seu falecimento, é um político conservador, ligado à igreja católica, e como vereador, participou do lobby para anistiar e legalizar templos religiosos e lutou para que não fosse utilizado  termos como “gênero” no Plano Municipal de Educação (PME).

Foi indicado como vice-prefeito pelo governador João Doria e aparentemente reza pela mesma cartilha do seu mentor. Não apenas realiza o sucateamento da biblioteca Monteiro Lobato para passá-la à gestão da iniciativa privada, como também tem um olhar para o terreno onde está sediado o prédio, envolvido por muitas árvores, em área valorizada da Vila Buarque, na região central, motivo de ganância para os especuladores imobiliários.

A sociedade precisa se mobilizar contra o sucateamento e o desmonte da biblioteca Monteiro Lobato. O Plano Municipal do Livro, Literatura, Leitura e Bibliotecas (PMLLLB) de São Paulo, do qual sou conselheiro, está se articulando com outras entidades da sociedade civil para resistir a mais esta ameaça de governos conservadores, que não possuem nenhum apreço pela cultura, seja em nível municipal, estadual ou federal.

 

Contribuição para o Construir Resistência ->

Resposta de 0

  1. Pela manutenção da memória do povo brasileiro, contra o sucateamento de bibliotecas, cinematecas e museus!

  2. Qual o sentido de sucatear a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, referência pioneira desde a década de 1930? Privatização?
    Ela atende a comunidade do seu entorno e de toda a cidade de São Paulo. Precisamos lançar uma campanha de defesa desse equipamento cultural importantíssimo.

  3. A insensibilidade para com a cultura ,a literatura infanto-juvenil e a ingratidão para com Monteiro Lobato que dedicou sua vida lutando para sermos um país leitor, livre e independente é chocante.A biblioteca Monteiro Lobato é importante para o Brasil inteiro.Quantas viagens já fiz com grupos de professores e alunos para visitar está biblioteca!É um ato de insensatez e de ingratidão a quem dedicou sua vida lutando para o Brasil ser um país leitor, livre e independente.

  4. Isso é uma prática totalmente imprópria e inadmissível com a Cultura. Então, não existirão mais cinema, teatro, música, infância, teatro de bonecos, animação, nada mais vai existir???!!!!

  5. Prezado Simão tomei conhecimento deste fato paulista alinhado ao desmonte dos equipamientos culturais do Brasil por sua reportagem. Que tristeza! ver de norte a sul o país tomado por mentes destruidoras Vamos resistir. Das Minas Gerais me comprometo ajudar a resistência para preservamos a biblioteca Monteiro Lobato patrimônio cultural nacional .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *