Roberto Garcia
O que significa isso? Lula pode concorrer a uma nova eleição. No ano que vem. E o último levantamento já demonstrou que ele está na frente. Bem adiante de Bolsonaro. Por enquanto. É claro que tudo pode mudar. As coisas estão mudando rapido. As grandes forças da sociedade estão se mobilizando para os proximos lances. Ninguém desistiu de nada. Quem era contra Lula na liderança de alguns blocos de poder continuam contra. Vão tentar se rearticular, formar novas frentes. As que se beneficiaram até agora querem continuar. O jogo não será menos duro. Pelo contrário, tende até a acirrar.
Alguns vão tentar tirar vantagem. Sabem que precisam se unir. Mas gostariam de união desde que estivessem no topo. É sempre assim.
A extrema direita sofreu um revés. Milicianos não mostraram competência para dirigir o país. Os militares que sentem saudade da ditadura também parecem desgastados. Estão mais fracos e já não conseguem carregar o grosso das suas corporações. Tem os pastores, deles é o reino dos céus mas se conseguirem mandar já a partir de agora seria pra eles ideal.
E os empresários? Fecharam com o Jair Messias e não se deram bem. Estão em cima do muro. Suas lideranças estãoeio deoralizadas. Alguém vai levar pato de plástico amarelo na frente do edifício da FIESP na Avenida Paulista nestas alturas?
E o pessoal da TV Globo? Vai fechar com Jair de novo? Estará menos raivoso agora? E o Estadão, a Folha, os outros jornais e redes menores? Estão reunidos neste exato.momemto para discutir alternativas. Não sonhem achando que vão aderir ao Lula.mem pensar..O problema é que todos os candidatos ndeles andam fracos demais. Aécio, Do ria, Mandeta, Huck, o gaúcho Leite, o mineiro do Novo que já nasceu velho?
E o Ciro, que abandonou a esquerda — se algum esteve com ela — e que fica mais é na frente do espelho grunhindo anti-petismo e que agora parece ter perdido o trem? Antes a frase dele era “Lula esta preso, babacas”. Mas agora Lula esta soltinho e desenvolto, com sede de voltar ao poder.
E as tais das esquerdas? Vão continuar batendo cabeça, tentando tirar uma casquinha também?
Desde que os geólogos descobriram as placas tectonicas também perceberam que elas se movem muito lentamente e só raramente racham e causam terremoto e tsunami. O barulho já ouvimos, corremos da praia, pegamos distancia e altura. E estamos a olhar. Se estivermos bem colocados podemos cair na direção boa da onda e avançar. Seremos competentes pra isso?
Roberto garcia é jornalista