Construir Resistência
Brasil acima dê tudo

“Brazil” acima de tudo e “Deus” acima de todos!

Por Salvador Khuriyeh

Muito se fala que o Brasil é o país que mais cobra impostos no mundo. Isso não é verdade! Além disso, quando o presidente louco miliciano genocida corrupto que hoje governa o país diz que a culpa pela tragédia na economia, pelo altíssimo desemprego, pela altíssima inflação e carestia e pelo alto preço dos combustíveis é dos governadores e dos prefeitos, é menos verdade ainda!

Quanto a ideia de ser o Brasil o país que mais cobra impostos no mundo, é desconhecimento mesmo. Quanto ao fato de serem os governadores e prefeitos os responsáveis pela crise do país, é mentira mesmo!

Em 2020, o Brasil foi o 14º (décimo quarto) país no mundo que mais cobrou impostos da população, com uma carga tributária bruta (CTB) do governo geral (governo federal, estaduais e municipais) de cerca de 31,77% do PIB (Produto Interno Bruto – soma de todas as riquezas produzidas no país), e de 33,90% em 2021. Só para se ter ideia, os países que mais cobraram impostos em 2020 foram a Dinamarca, com cerca de 45,2% de seu PIB, a Finlândia com cerca de 44%, a Bélgica com cerca de 43,2%, a França com cerca de 43% e a Itália com cerca de 42,6%, todos países com condições de vida muito melhores do que a que o povo brasileiro vive.

No entanto, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), em 2020 o Brasil foi o 30º (trigésimo) país com o menor índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade (Irbes). Isso significa que o país é o que menos transforma tributos em benefícios para a população entre os 30 países que mais cobraram impostos no mundo em 2020.

Em 2011, quando ainda o PT governava o país e ainda vivíamos uma economia muito mais pujante que a de agora, que gerava emprego, a inflação era menor, tínhamos menos miséria e menos pobreza, e ainda acumulávamos as nossas reservas de moedas internacionais, a carga tributária bruta do Brasil, foi de 33,05%, a mais alta até então. Em 2014, ainda quando o PT governava o país, a carga tributária bruta foi de 31,78%. Ambas mais baixas que a de 2021 (33,90%), maior arrecadação dos anos deste milênio, mesmo em tempos da crise provocada mundialmente pela pandemia e com toda a queda da economia. Ou seja, em 2021, durante a maior crise que o país e que talvez o mundo já viveu, quando tivemos menor produção de riqueza, maior desemprego, maior miséria e maior pobreza, foi quando o governo federal arrecadou a maior quantidade de impostos ao mesmo tempo que os ricos ficaram mais ricos às custas dos pobres que ficaram mais pobres.

E para piorar a situação, enquanto o presidente de plantão – o louco miliciano genocida corrupto – diz que a culpa pela situação do país é dos governadores e dos prefeitos, de acordo com o Boletim de Estimativa da Carga Tributária Bruta do Governo Geral referente ao ano de 2021, publicado na última segunda-feira, dia 04/04/2022, pelo Tesouro Nacional, ou seja, o próprio Governo Federal, demonstra que a receita tributária da União, Estados e Municípios subiu cerca de 24% de 2020 para 2021, enquanto o PIB subiu apenas 16,2% em termos nominais.

E desmentindo o próprio presidente louco miliciano genocida corrupto, enquanto a Carga Tributária Bruta do Brasil correspondeu a 33,9% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021, 2,13 pontos porcentuais acima da registrada em 2020, de acordo com o relatório do Tesouro Nacional, a carga tributária do Governo Central (Governo Federal) teve crescimento de 1,53 ponto percentual do PIB (22,48% em 2021 ante 20,95% de 2020), a dos Governos Estaduais aumentou 0,55 pontos percentuais do PIB (9,09% em 2021 ante 8,55% de 2020) e a dos Governos Municipais, 0,06 pontos percentuais do PIB (2,33% em 2021 ante 2,27% de 2020).

Ou seja, enquanto o presidente de plantão, o louco miliciano genocida corrupto que hoje governa o Brasil para os honestos patriotas cristãos, diz que a culpa pela situação do país é dos governadores e dos prefeitos, quando diz, por exemplo, que os governadores são responsáveis pela alta dos preços dos combustíveis, o Relatório do próprio Tesouro Nacional mostra que o governo federal, do presidente louco miliciano genocida corrupto, cobrou mais impostos (1,55% mais que em 2020) do que os governos estaduais dos governadores (0,55% mais que 2020) e do que dos governos municipais dos prefeitos (0,06% mais que em 2020).

“Brazil” acima de tudo e “Deus” acima de todos!

 

Salvador Khuriyeh é engenheiro, ex-prefeito de Taubaté, no Vale do Paraíba de São Paulo e ex-deputado estadual. Assessorou a bancada do PT na Assembleia Legislativa paulista

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Matérias Relacionadas

Rolar para cima