Venezuela rejeita interferência do governo brasileiro

Da Telesur

Construir Resistência transcreve literalmente matéria publicada na Televisión del Sur (Telesur), uma rede de televisão e informativos multi-estatais para a América, com sede em Caracas, Venezuela.

“A República Bolivariana da Venezuela responde às agressões do Governo Brasileiro, especificamente às declarações intrometidas e grosseiras de porta-vozes autorizados daquele país.

Esta quarta-feira, 30 de outubro, o Ministério do Poder Popular para as Relações Exteriores da República Bolivariana da Venezuela convocou o Encarregado de Negócios da República Federativa do Brasil para manifestar o seu repúdio às “recorrentes declarações intervencionistas” daquele Governo.

Em particular, o comunicado refere-se às declarações do Assessor Especial de Relações Exteriores, Celso Amorim, “que, comportando-se mais como um mensageiro do imperialismo norte-americano, tem se dedicado impertinentemente a emitir juízos de valor sobre processos que só correspondem aos venezuelanos”. e às suas instituições democráticas”, afirma a nota do Governo Bolivariano.

Da mesma forma, tem sido manifestado repúdio às atitudes antilatino-americanas e aos princípios fundamentais de integração regional das nações que compõem a CELAC (Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos) que se revelam “com o veto aplicado pelo Brasil no Cúpula do BRICS”, através da qual a Venezuela foi excluída da lista de convidados a membros associados da referida organização.

A República Venezuelana denuncia o comportamento irracional dos diplomatas brasileiros, porque contrariando a aprovação dos demais membros do BRICS, ficaram ao lado da política de bloqueio, semelhante à das Medidas Coercitivas Unilaterais e punições coletivas ao povo bolivariano.

“A Venezuela reserva, no âmbito da sua política externa, as ações necessárias em resposta a esta atitude”, afirma o comunicado. Além disso, expressa que compromete a colaboração e o trabalho conjunto que tem sido desenvolvido até agora em todos os espaços multilaterais onde ambos os países convergem.

Por fim, o Governo venezuelano informou à comunidade nacional e internacional que, por instruções do Chefe de Estado, Nicolás Maduro, “foi decidido convocar imediatamente o Embaixador Manuel Vadell, que nos representa em Brasília, para consultas”, indica o fim do a nota emitida em Caracas em 30 de outubro”.

 

Autor: teleSUR

Fonte: República Bolivariana da Venezuela

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *