Por Palas Athena
O que vai ser da gente sem Lula? Ele é excepcional. A mesma jogada feita ao anunciar Alckmin como seu vice, quebrando as pernas da direita paulista/paulistana e diminuindo a resistência em setores conservadores que não embarcaram no bozofascismo, mas resistiam ao PT, ele acaba de fazer para a prefeitura de SP.
Trouxe marta suplicy para compor chapa com Guilherme Boulos. marta atualmente ocupa uma secretaria no desgoverno do principal adversário de Boulos, o atual prefeito ricardo nunes. Ou seja, além de ser um nome com história na esquerda (foi ótima prefeita para a periferia, foi senadora atuante), agora, sabe das entranhas do governo do principal adversário de Boulos. ricardo nunes está puto com a manobra e já declarou a demissão de marta. Perdeu, bozo! Haha
marta foi escrota ao votar pelo golpe contra Dilma Rousseff, mas ali é coisa de mulher ressentida que foi preterida em sua ambição de alçar voos maiores no PT, como a presidência. Perdoá-la? Não. Mas lugar de perdão é na cultura judaico-cristã da religião; na real politik a gente tem de ser pragmática e ver o que é o mal menor.
marta é uma mulher de posicionamento forte, Guilherme Boulos vai ter de saber lidar com uma vice que tem opinião e não se furta a expressá-la mesmo que isso vá contra seu parceiro de chapa. Mas acho que vai ser um aprendizado interessante para ambos os perfis.
Boulos vai aprender a negociar, a lidar com as vicissitudes da política que é feita por gente grande. Isso pode prepará-lo para voos mais altos. Vai também ser a chance de o psol amadurecer, saber fazer política sem maniqueísmos, num país em que a (extrema)direita domina. Para ser uma alternativa mais ampla e popular de esquerda, é preciso que deixe de ser um partido de nicho, impermeável a conciliações de contrários.
marta, por sua vez, está com a chance de voltar à ribalta política, também podendo alçar voos maiores do que apenas ficar fazendo figuração em desgovernos medíocres, de extrema-direita. Tanto isso é verdade que ela está agora nos jornais, nas redes sociais, depois um grande período de ostracismo. A manobra política deu nó uma eleição que a extrema-direita julgava ganha porque com a máquina da prefeitura nas mãos.
Ontem mesmo marta já estava na primeira fila da cerimônia do dia 8, no Senado. Ela tinha ido conversar com Lula, Rui Falcão e outras pessoas. Foi convidada para a cerimônia. Astuto que é, Lula já deu a ela protagonismo. O cerimonial improvisou uma cadeira e a colocou para marta, junto às demais autoridades que estavam na primeira fileira.
Uma das vantagens de a gente ficar mais velha é que deixa de lado purismos e visões românticas, maniqueístas sobre muitas coisas. Na política, então, aprende a olhar o jogo, os lances de xadrez de quem a faz com P maiúsculo para o bem da sociedade e/ou para evitar o mal maior.
Palas Athena é pseudônimo. Foi mantida sua grafia original, que coloca os nomes próprios em letra minúscula. Nem o editor do Construir Resistência conhece a verdadeira identidade da escriba. Seus textos são obtidos diretamente do Facebook.
ESTE TEXTO NÃO REPRESENTA NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DE CONSTRUIR RESISTÊNCIA
*************************************
O CONSTRUIR RESISTÊNCIA DEPENDE DO SEU APOIO
PIX para Simão Félix Zygband
simaozyg@gmail.com (copie e cole este email no pix)
OU CLICANDO E SE ENTRETENDO NOS ANÚNCIOS QUE APARECEM NA PÁGINA.
QUALQUER FORMA DE CONTRIBUIÇÃO É BEM VINDA.