Por Simão Zygband
Arte: Sergio Papi
No próximo 8 de março, Dia das Mulheres, o Construir Resistência completa 4 anos de luta pela Democracia e contra o fascismo.
Foram anos de muita dedicação, de construção, de diálogo, de reflexão e de disputa de narrativa , inclusive entre os nossos, Não, nunca foi e continuará não sendo uma tarefa fácil.
Construir Resistência nasceu em plena pandemia de Covid-19, dentro de um desastroso desgoverno, responsável direto pela morte de mais de 700 mil brasileiros.
Estávamos acusados, sufocado, tentando encontrar saídas para aquela dura agonia.
Por sorte e por consciência do seu papel histórico, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo após deixar 580 dias de prisão espúria e ilegal, aceitou o desafio de ser o timoneiro do combate ao fascismo e articulou uma ampla aliança para derrotar os intolerantes.
A vitória foi apertada. Os extremistas fizeram uso desbragado dos recursos e da máquina pública para tentar frear os anseios do povo que não mais conseguia engolir tamanho descalabro e arbítrio.
Os mais diferentes tipos de brasileiros entenderam a necessidade de derrotar o bolsonarismo, que durante 4 anos, alongado pelos 2 do golpista Michel Temer, tornou o Brasil um país insustentável, cercado pelo ódio e intolerância.
As mamatas aos apoiadores do bolsonarismo se sucediam e a farra com o dinheiro público regou os bolsos de oficiais do Exército, o agronegócio, pastores evangélicos, cantores sertanejos, as motociatas, enfim, todos amigos do “rei”.
Tornou-se um.descalabro. Vivenciamos um pesadelo. Todo cidadão digno engrossou as fileiras da Frente Ampla, articulada por Lula e Geraldo Alckmin.
Neste ambiente, o Construir Resistência nasceu e cresceu. Sabe, entretanto, que a vitória de Lula não havia sido suficiente a luta continuaria. Isso manteve o portal vivo. É necessário ainda conter o fascismo que se mostra fortalecido.
Novamente o desafio está posto para 2026. E ele será tarefa de cada um de nós, para evitar o retrocesso e a volta a um passado recente que o Brasil não deseja mais.
Vida longa ao nosso Construir Resistência!
Simão Zygband é jornalista e editor do site Construir Resistência
Ajude a financiar o Construir Resistência
Contribua com qualquer quantia, ajudando a manter vivo e atuante o trabalho jornalístico de resistência ao fascismo
Pix em nome do editor do Construir Resistência, Simão Zygband
11 911902628
(☝️copie e cole este pix acima para colaborar)
Ou dê sua contribuição solidária no link abaixo👇👇👇👇👇👇
Respostas de 2
Parabéns pela coragem e determinação, Ziguy.
Criou um portal altamente confiável, sério, sem ser sisudo; técnico sem ser arrogante; divertido, lúcido.
Tem um toque gateiro, desconfiado e atento.
Tem bom gosto, tem uma turma ótima opinando.
É uma delícia. O primeiro que faço ao acordar é conferir o Construir Resistência pra me sentir atualizada no Brasil e no mundo.
Eu que agradeço sua generosidade, Aline. Bj