Do portal spriomais
Fala da jornalista em podcast, chamando a família conservadora de “base do fascismo”, motivou reação de políticos de direita em São José dos Campos
O prefeito Anderson Farias (PSD) barrou a participação da jornalista e escritora Milly Lacombe na edição deste ano da FLIM (Festa Literomusical), em São José dos Campos.
A decisão, anunciada nesta terça-feira (16), atendeu à pressão de políticos e ativistas conservadores da cidade e abriu uma polêmica sobre censura ideológica no evento, que começa na sexta-feira (19) no Parque Vicentina Aranha.
Repercussão negativa de fala sobre a família
Milly havia sido convidada para a mesa “Os outros no Brasil ontem e hoje”, ao lado do escritor Xico Sá e do poeta Cuti. A presença da jornalista vinha sendo alvo de críticas nas redes sociais desde que a organização da festa divulgou sua participação.
O motivo foi uma recente declaração feita por Milly no podcast Louva Deusa, onde afirmou que a família tradicional seria um “núcleo produtor de neurose” e “a base do fascismo” no Brasil.
“Essa família tradicional, branca, conservadora, brasileira é um horror. É a base do fascismo, falemos a verdade, né?”
Movimento pedia a jornalista fora da FLIM
A frase mobilizou parlamentares de direita no município, entre eles a deputada estadual Leticia Aguiar (PL) e os vereadores Senna (PL) e Thomaz Henrique (PL), que iniciaram uma campanha pelo cancelamento da presença de Milly no evento.
Em vídeo publicado no Instagram que acumula quase 30 mil visualizações, Thomaz indicou que discursos como o da jornalista “ajudam a puxar o gatilho contra pessoas como Charlie Kirk”, ativista pró-Trump morto a tiros enquanto discursava em uma universidade de Utah na semana passada.
“Não podemos admitir pessoas com esse pensamento dentro de um espaço público”, disse o prefeito
Em vídeo divulgado pelo vereador Zé Luis (PSD) na manhã desta terça (16), o prefeito Anderson Farias afirmou que ligou para Aldo Zonzini, diretor da AFAC, entidade que gere o parque Vicentina Aranha, e pediu a exclusão de Milly da programação.
“Não podemos admitir dentro de um espaço público pessoas que tenham esse pensamento com relação à família. É uma fala irresponsável, inconsequente quando a gente fala principalmente da questão cristã”.
O portal spriomais solicitou posicionamento oficial ao prefeito sobre a interferência na programação da FLIM. A assessoria, no entanto, apenas encaminhou o vídeo divulgado nas redes sociais de Zé Luis.
FLIM não confirmou Milly fora da programação
Apesar do anúncio de Anderson Farias, a organização da FLIM não confirmou a retirada de Milly Lacombe da programação.
Na segunda-feira (15), o perfil oficial do evento no Instagram publicou um story de uma reunião online de uma das curadoras com Xico Sá, Cuti e a própria jornalista, mantendo a mesa desta sexta-feira com os três nomes. Além disso, até a manhã desta terça os posts divulgando a presença de Milly continuavam no ar.