Um importante momento para o audiovisual brasileiro

Por Tata Amaral

Na última terça-feira, (17), participei – em pleno Palácio do Planalto, sede da Presidência da República – da assinatura que oficializa convênio do setor audiovisual com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A cerimônia contou com a presença do Presidente Lula, do Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e do Presidente do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Décio Lima.

Com isso, se viabiliza a exportação da produção audiovisual brasileira e sua participação nos mercados internacionais, incluindo licenciamentos e acordos de coproduções (e assim, trazer recursos ao país e fazer circular nossos produtos pelo mundo).

Dentre os 23 acordos assinados, estão aqueles celebrados entre ApexBrasil e nosso setor.

Ressalto aquele com as nossas Cinema do Brasil, Brazilian Content/Bravi e Film Brazil/Apro.
Estou orgulhosa de ter participado, ao lado de Debora Ivanov (do +Mulheres Liderança do Audiovisual), em março de 2023, da articulação que levou a essas assinaturas. Com sensibilidade, Jorge Viana, Presidente da ApexBrasil, prontamente reconheceu a importância da retomada dos programas para garantir a presença do nosso audiovisual no mundo.E logo em maio daquele ano, o Brasil voltou com tudo através de sua participação no mercado de Cannes, o Marché du Film.

Na cerimônia também estiveram presentes Marcio Fraccaroli, representando o Siaesp – Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo, e Mauro Garcia, presidente executivo da Bravi.

Viva o audiovisual brasileiro!

Existe um registro da cerimônia no canal Lula no YouTube – minha fala acontece aos 35 minutos do vídeo. Confiram.
Na foto desta postagem, de autoria de Ricardo Stuckert, estão Jorge Viana (ApexBrasil), Flávio de Abreu (BM&A – Brasil Música & Artes), Lula, Mauro Garcia (Bravi), eu, Debora Ivanov (+Mulheres) e Marcio Fraccaroli (Siaesp).

Que emoção!

 

Tata Amaral é cineasta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *