Trump recoloca Cuba na lista de países terroristas

Do Granma – Cuba

«O presidente Trump, em um ato de arrogância e desprezo pela verdade, acaba de restabelecer a designação fraudulenta de Cuba como Estado patrocinador do terrorismo», declarou o primeiro-secretário do Comitê Central do Partido e presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, na rede social X.

«Isso não é surpreendente. Seu objetivo é continuar fortalecendo a cruel guerra econômica contra Cuba para fins de dominação», acrescentou, em referência à decisão, em seu primeiro dia, do novo presidente dos Estados Unidos da América, que revogou 78 ações, ordens executivas e memorandos presidenciais aprovados por seu antecessor, Joe Biden.

«O resultado das medidas de cerco econômico extremo impostas por Trump foi causar escassez entre nosso povo e um aumento significativo no fluxo de migração de Cuba para os Estados Unidos. Esse ato de escárnio e abuso confirma o descrédito das listas e dos mecanismos coercitivos unilaterais do governo dos EUA. A causa legítima e nobre de nosso povo prevalecerá e voltará a prevalecer», acrescentou o chefe de Estado cubano.

A Casa Branca emitiu a ordem executiva rescindindo o Memorando Presidencial de 14 de janeiro, que afirmava que o governo cubano não tinha fornecido nenhum apoio ao terrorismo internacional durante o período de seis meses anterior e ofereceu garantias de que não apoiaria atos de terrorismo internacional no futuro.

A lista de «entidades restritas» (NSPM-5), criada durante o primeiro mandato do novo chefe de Estado, que a assinou em junho de 2017, também foi restabelecida.

No comunicado publicado há poucos dias, o ministério das Relações Exteriores de Cuba tinha levantado a possibilidade de que o governo cubano pudesse reverter as medidas adotadas no futuro, como aconteceu em outras ocasiões, e como um sinal da falta de legitimidade, ética, consistência e razão em sua conduta contra Cuba.

Contribuição para o Construir Resistência ->

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *