Da Redação
Presidente Lula visita Manaus e Tefé para tratar de estiagem no AM
O presidente do Brasil deve pousar no Amazonas nesta terça-feira (10) para cumprir a agenda oficial
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) virá ao Amazonas nesta terça-feira (10). A visita deve incluir não somente a capital Manaus, mas também o município de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus).
A confirmação partiu de aliados do presidente. De acordo com a nota do Partido dos Trabalhadores Diretório Municipal de Tefé, o Presidente estará participando de uma ação de extrema importância voltada à estiagem e a ajuda humanitária para as famílias das comunidades tradicionais e indígenas da Floresta Nacional de Tefé (FLONA).A ação acontecerá na comunidade São Sebastião do Rio Curumitá e é coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), ICMBio e APAFE.
Já em Manaus, Lula deverá participar de um encontro com prefeitos de outros municípios amazonenses também para tratar sobre a seca severa que afeta o Estado. Ainda existe a possibilidade da inclusão de uma atividade de Lula na campanha de Marcelo Ramos (PT) à Prefeitura de Manaus.
(Do portal d24@diarioam.com.br)
Tabatinga, Amazonas, na tríplice fronteira Brasil-Peru-Colômbia, a 1100 km de Manaus.
O Rio Solimões está num nível tão baixo, devido à seca, que deixou à mostra as ruínas do Forte de São Francisco, uma edificação portuguesa do século XVIII, construída para demarcar a presença de Portugal na região em decorrência do Tratado de Madrid (1750).
O forte ruiu no início dos anos 1930, por ironia devido a uma enchente do Solimões.
As fotos atuais são de Rafael Amon-Ha. A foto antiga é do acervo do Exército Brasileiro.
O Brasil enfrenta a pior seca já registrada desde o início da atual série histórica, em 1950. O momento atual supera as estiagens de 1998 e de 2015/2016. É o que apontam dados do Cemaden. A seca se estende por 5 milhões de quilômetros quadrados – 58% do território nacional. (Via BlogdoNoblat)
Homem salva boto que estava encalhado devido a seca do rio Madeira.
#amazonia #riomadeira #seca
Fortaleça o Construir Resistência
Sempre é hora de ajudar a combater o fascismo e a extrema direita. Ainda mais em anos eleitorais.
Ajude a financiar este site que tem lado e história de luta. Já são três anos e meio dando a cara a tapa.
Pix para o editor do Construir Resistência, Simão Zygband
11 911902628
(☝️copie e cole este pix para contribuir)
http://www.construirresistencia.com.br
Veja neste link as nossas notícias☝️