Da Redação
Marçalândia
Estou à beira de um lago, em um restaurante de peixes maravilhosos, em Santa Tereza de Goiás, 36 graus à sombra. O lugar é lindo, a comida, ótima, mas é impossível conversar. Duas caixas de som explodem música sertaneja da pior qualidade em alto volume.
Há crianças por toda parte, mas as letras das músicas versam, basicamente, de homens e mulheres que, completamente bêbados, ligam uns para os outros, durante a madrugada, com saudade de seus respectivos relacionamentos abusivos.
Há também as canções sobre posições sexuais mais adequadas para satisfazer as novinhas, sem falar nas receitas de viagra e tadalafila para os velhos se garantirem nos puteiros da vida.
É uma vizinhança massivamente bolsonarista, religiosa, anticomunista, que mede o sucesso alheio pelo tamanho da camionete e, reparo agora, tem um fraco por cílios postiços e óculos de policial civil.
A meu ver, a única maneira de salvá-los de si mesmo seria desligar o som e enviá-los, de imediato, para campos de reeducação no Araguaia.
Leandro Fortes– Brasília/DF
Máfia
A máfia italiana sempre perseguiu jornalistas. Mas também contou com o suporte de jornalistas fascistas. Os italianos sabem.
Máfias cercam jornalistas, juízes, promotores. Muitas vezes com a ajuda de jornalistas. É o que já acontece no Brasil.
Alexandre de Moraes é cercado por gângsteres que têm o apoio de certos jornalistas.
Moisés Mendes – Porto Alegre/RS
Palestina
A simplificação do espaço político como embate civilizacional e moral privilegia a extrema-direita. O apagamento do espaço da política e a própria negação da possibilidade de existência de Israel é um discurso que favorece, justamente o fascismo, o Kahanismo e seus aliados.
A luta pelos direitos nacionais e humanos dos palestinos deve estar no campo da política. Isso se dá com pressão política e econômica, valorizando também vozes dissidentes e a racionalidade de setores da sociedade israelense e das comunidades judaicas que se colocam no campo progressista.
O Estado de Israel precisa pagar pelos crimes perpetrados não apenas por seu exército em Gaza, mas também pelos colonos que ocupam ilegalmente a Cisjordânia.
A criação da Palestina como Estado é necessária e urgente.
Michel Gherman – Rio de Janeiro/RJ
Fortaleça o Construir Resistência
Sempre é hora de ajudar a combater o fascismo e a extrema direita. Ainda mais em anos eleitorais.
Ajude a financiar este site que tem lado e história de luta. Já são três anos e meio dando a cara a tapa.
Pix para o editor do Construir Resistência, Simão Zygband
11 911902628
(☝️copie e cole este pix)
http://www.construirresistencia.com.br
Veja neste link as nossas notícias☝️