Construir Resistência
IMG-20230211-WA0014~2

Série “Que Povo é Esse?” começa a ser exibida pela TVT dia 24/2

Por Ennio Brauns e Jonathan Constantino

Série “Que Povo é Esse?” começa a ser exibida pela TVT todas as sextas-feiras (início dia 24), às 16h, com reprises aos domingos, às 21h30.

 

A ideia inicial de “Que Povo é Esse?” era fazer um curta-metragem sobre a ocupação Povo Sem Medo, em São Bernardo do Campo, organizada pelo MTST.
Era fim de dezembro de 2017 e o golpe neoliberal, há mais de um ano, já tinha deposto Dilma Roussef, naquele circo de horrores no Congresso Nacional.
Com mais sete mil participantes, aquela era a maior ocupação já organizada por um movimento de esquerda, em algumas décadas e era preciso documentar a força da organização popular que aquilo comprovava.
Mas nem tudo é simples assim. Enquanto gravávamos cotidiano e assembleias, na ocupação, durante 2018 a história foi evoluindo e o Guilherme Boulos, maior liderança nacional do MTST virou candidato na eleição presidencial daquele ano. Ficava complicado fazer um filme que, no máximo, querendo ou não, viraria uma peça de campanha.
De volta às discussões, resolvemos que era preciso ampliar o escopo do filme e o Povo a que ser referia o título era, na verdade, o Movimento por Moradia que há décadas já mobilizava milhares por Dignidade, Cidadania e Habitação, na região central de São Paulo e nas periferias da metrópole. Queríamos mesmo contar a história de luta de um movimento popular.
Durante 2018 e 2019, por conta própria e apoiados por alguns resistentes parceiros, reunimos lideranças populares, urbanistas, sociólogos e o povo das ocupações em gravações de cotidiano e depoimentos para traçar o retrato desse Povo de luta que constrói o poder popular.
Participam do documentário com depoimentos e análises os advogados Benedito Barbosa e Raimundo Bonfim, as arquitetas/urbanistas Erminia Maricato e Raquel Rolnik, as lideranças populares Carmem Silva, Guilherme Boulos, Nelson Souza, Luiz Gonzaga da Silva (o Gegê), Delmar Mattes, Isabel Peres, Manoel Otaviano, as militantes Andreia Barbosa, Mel Nogueira e outros.

A direção é de Ennio Brauns e Jonathan Constantino. O roteiro e as entrevistas são do Jonathan. Fotografia de Ennio Brauns e nas gravações adicionais tem o Jesus Carlos, o Jeomark Roberto e o Sergio Gag. A trilha sonora é do Rudá Brauns e a letra do samba tema é do Pedro Nathan
Depois de quase três anos de Pandemia, finalmente construímos a narrativa, com formato de série, em cinco episódios, que começam a ser exibidos pela TVT todas sextas-feiras (iniciando dia 24) às 16h, com reprises aos domingos, às 21h30.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Matérias Relacionadas

Rolar para cima