Sarau Delivery, de pé, canta em 13 versões “A Internacional”

Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, #BemBlogado

*De pé, ó vítimas da fome / De pé, famélicos da terra / Da ideia a chama já consome / A crosta bruta que a soterra / Cortai o mal bem pelo fundo / De pé, de pé, não mais senhores / Se nada somos em tal mundo / Sejamos tudo, ó produtores*
(Trecho inicial de “A Internacional”, de Eugène Pottier e Pierre De Geyter)

Sarau Delivery traz o hino mundial dos trabalhadores e trabalhadoras, da justiça social.

Hino que completa 150 anos neste 2021 repleto de famélicos na terra, vítimas de um capitalismo perverso.

Que toquemos e cantemos “A Internacional” neste nosso sofrido Brasil que, bem há pouco tempo, havia saído do mapa da fome, mas que voltou juntamente com o autoritarismo, com a injustiça social (sempre juntos).
Nem a pandemia da covid-19 foi argumento para que o capital poupasse os mais pobres. Pelo contrário, o enriquecimento dos poucos bilionários foi maior.

Concentração de riqueza que joga milhões para debaixo das pontes, para as marquises das grandes e até de médias e pequenas cidades.

A ideia de fazer o Sarau Delivery com várias versões do hino foi da amiga e ativista, Lúcia Skromov.

Ela que já havia me cutucado para fazer o mesmo com “Bella Ciao” (proposta que já paguei). Agora, Lúcia, não devo nada até a próxima pauta…

Tenho um amigo, o Bernardo Karam, militante de sempre pelas causas justas, que adora cantar “A Internacional”, quando bebe algumas a mais então…

Mas foi num final de semana que, conversando com a grande cantora e também amiga Ana Decker, ela me pôs para ouvir Renato Braz interpretando “A Internacional”. Fiquei arrepiado.

E pensei comigo: está na hora de pagar a dívida da Lúcia e cantar junto com o Bernardo.

Então vamos lá de “A Internacional” desde Renato Braz ao samba, no canto latino americano e caribenho, no erudito, no punk dos Garotos Podres, com crianças chinesas, em francês, no violino de Jorge Mautner, em vídeos históricos, no galego, com artistas chilenos e em cenas lindas de filmes italiano e espanhol.

São 13 vídeos. 13? Mera coincidência….

Leia e ouça e inspire-se para a resistência direto da fonte acessando o link abaixo:

https://bemblogado.com.br/site/sarau-delivery-de-pe-canta-em-13-versoes-a-internacional/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *