Dos organizadores
Com um acervo de oito mil livros oriundos de doação, a Biblioteca Wilma Lancellotti terá como madrinha a acadêmica Lilia Schwarcz
No próximo dia 1º de agosto, às 9h, São Paulo inaugura biblioteca comunitária dedicada à população em situação de rua. O espaço funcionará no Centro Santa Dulce dos Pobres, localizado na Rua Sapucaia, 36, no bairro da Mooca, zona leste da capital. A iniciativa é liderada pelo padre Júlio Lancellotti, 76 anos, conhecido por seu incansável trabalho junto às pessoas em situação de vulnerabilidade.
A biblioteca receberá o nome de Wilma Lancellotti, em homenagem à mãe do sacerdote, falecida em 2010. O espaço contará com um acervo de oito mil livros doados, sendo quatro mil em reserva técnica, todos catalogados por seis bibliotecárias voluntárias. O espaço também contará com o moderno sistema Sophia Biblioteca, utilizado pela Biblioteca Nacional para organização e gestão de acervos.
De acordo com o padre Júlio Lancellotti, a biblioteca será aberta não apenas à população em situação de rua, mas também a todas as pessoas que desejarem usufruir do espaço. Além do acervo de livros, o local oferecerá acesso a computadores, serviços para emissão de documentos e apoio na busca por emprego.
Madrinha Lilia Schwarcz
A acadêmica Lilia Schwarcz, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), será a madrinha da Biblioteca Wilma Lancellotti. Professora sênior do Departamento de Antropologia da USP e também professora visitante em Princeton, Lilia é referência nacional e internacional com mais de 30 livros publicados e traduzidos.
Inauguração oficial
A cerimônia de inauguração contará com a presença do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, além de representantes da comunidade, bibliotecárias voluntárias e autoridades do setor cultural.
História de transformação

Histórias reais: A bibliotecária Ursulina encontra a escritora Luciene Muller, que viveu em situação de rua. Foto: Osmar Müller
Há histórias comoventes que revelam o poder transformador das bibliotecas. Em 2023, veio à tona um exemplo marcante: a bibliotecária aposentada Ursulina Teodora (in memoriam), que atuou na Biblioteca Municipal Álvares de Azevedo, na Vila Maria, em São Paulo, acolheu uma menina em situação de rua, que viveu nas ruas dos 4 aos 11 anos, devido a negligência da família e do Estado.
Com dedicação e afeto, Ursulina a ensinou a ler e a descobrir o amor pelos livros. Anos depois, aquela menina se tornaria a escritora Luciene Muller, autora da obra “Colo Invisível”, em que narra sua trajetória de vida e o papel essencial que a biblioteca e a bibliotecária tiveram em sua vida. Pelo impacto de sua atuação, Ursulina foi homenageada, em 2023, com o XIV Prêmio Biblioteconomia Paulista Laura Russo, o mais importante reconhecimento do setor.
“Essa iniciativa do padre Júlio é uma ação fundamental, Literatura é um direito de todos. Bibliotecas com bibliotecários vocacionados são equipamentos que salvam muitas vidas e as transformam para melhor”, declarou a escritora Luciene Muller.
Serviço:
Inauguração da Biblioteca comunitária Wilma Lancellotti para pessoas em situação de rua
Data: 1º de agosto de 2025
Horário: 9h
Centro Santa Dulce dos Pobres
Rua Sapucaia, 36, bairro da Mooca, São Paulo











Respostas de 9
Viva Padre Júlio Lancellotti por esta nobre iniciativa. A leitura traz novos sonhos e realizações. Que mais pessoas sigam seu exemplo, contribuindo com a educação no Brasil.
Exato, Regina. Forte abraço
Ser iluminado que dedica sua vida diariamente aos nossos irmãos em situação de rua.Acompanhei o trabalho dele por anos,assim como participei/ ajudei a realizar de seu aniversário.Sempre perguntei para Luizinho,qual seria o presente que poderíamos dar para Agradar o padre Júlio Lancelotti, já que vive a agradar/ cuidar do outro ,e a resposta sempre foi : O que faz meu tio feliz é justamente angariar doações para atingir o maior número de pessoas possíveis.Realizou meu casamento dentro do Armazém do Campo 🙌 Fizemos um casamento com Lulaço,onde companheiros da Vigília Lula livre e Do acampamento Marisa Letícia foram os padrinhos,assim como os que conheci por todos o Brasil ,na militância por Lula Livre, justiça social e da educação e sindicato ,na qual eu como professora municipal, fui conselheira Sindical , e uma semana depois estava lá Lula ,no mesmo espaço reunindo pessoas para reconstruir o País ✊🚩
Obrigado pela sua participação, Liliane
Que maravilha! Livros constroem vidas, doam sabedoria e sonhos! Parabéns Padre Júlio, a todos que contribuíram para que mais esse sonho se tornasse realidade!
Boa tarde
Admiro profundamente o Padre Júlio.
Ainda bem que ele existe!
Além de livro, posso doar também revistas?
Tenho muitos exemplares da revista Piauí em excelente estado de conservação. Quero doá-los, além de livros.
Posso mandar pelo uber flash?
Obrigada
Boa tarde.
Tente alguma informação por este telefone:
011 2995-9161
Abs
Quero ser voluntária, sou Bibliotecária com quem falar?
Boa noite. Tente alguma informação por este telefone:
011 2995-9161