Por Raquel Rodrigues Caldas
Há mais de uma associação de moradores da região que chamamos de City Lapa (porque foi loteada pela companhia City, nos anos 40).
Uma delas está pressionando a prefeitura para fechar casas de idosos (há muitas no bairro).
Os motivos: gente gemendo, entra e sai de carro funerário, desvalorização dos imóveis.
Recentemente uma família colocou uma caixa de som virada para uma das residências dos idosos e mandaram ver no AC/DC no volume máximo.
Uma outra entidade de moradores do bairro repudia esse tipo de atitude e acha que precisam dialogar com as entidades que defendem a dignidade do idoso.
Não é fácil cuidar de idosos (com ou sem demência) e há todos os tipos de residência especializada em acolhê-los.
Umas boas, outras péssimas. Assim como vizinhos: a gente tem de todos os tipos.
Mas me feriu muito saber que o incomoda mais essas pessoas que moram ao lado dessas residências de idosos, foi o barulho, os carros funerários e não o bem estar dos idosos.
Torturá-los com o som alto de banda metal ajuda em quê?
Pra mim só mostra o sadismo de certas pessoas.

Raquel Rodrigues Caldas é professora aposentadas de italiano e autora da ilustração de seu texto
Nota do Editor: No Brasil, a proteção ao idoso é regida principalmente pelo Estatuto da Pessoa Idosa (Lei Federal nº 10.741/2003), que garante direitos fundamentais e proteção contra violência, negligência e discriminação para pessoas com 60 anos ou mais.









Respostas de 4
As casas na City Lapa não perderam o valor por causa da quantidade de residências transformadas em casas de repouso. É o contrário. As antigas residências (imensas, enormes de alto custo de manutenção) foram transformadas em casas de repouso porque seus proprietários não conseguiram vendê-las ou alugá-las para famílias. Existem dezenas de casas de repouso em City Pinheiros, Morumbi, Pacaembu. Isso de afugentar as casas de idosos envolve elitismo, etarismo e como sempre muita ignorância.
Muito acertada observação, Maria Fernanda
Alguma relação também com especulação imobiliária? Talvez uma denúncia que leve a Globo até lá ajude a melhorar a situação.
Acho que sim. Tem tudo a ver