Por Herval Barreto
O STF está tomando tapa na cara. Bolsonaro bateu na cara de vocês, senhores ministros, de mão aberta para estalar, ao conceder a ‘graça’ ao deputado Daniel Silveira. Isso se chama humilhação. Só existe Bolsonaro presidente da República, porque vocês do STF permitiram.
Vocês faltaram e falharam com o Brasil em dois momentos cruciais. Lembram da frase do senador Romero Jucá? Vai ser com o SUPREMO e com tudo? Pois é, vocês cruzaram os braços e assistiram de camarote a deposição da presidenta da República Dilma Roussef, sem que a mesma tivesse cometido crime de responsabilidade. Sabem por quê? Porque vocês aderiram aos golpistas, ficaram do lado do golpe enfraquecendo a democracia.
A outra omissão grave que vocês cometeram foi com a perseguição, condenação e prisão do Presidente Lula, sem sequer respeitar a ‘presunção de inocência’. Valeu a pena senhores ministros, negar um simples habeas corpus para o Presidente LULA dar uma entrevista?. Vocês se intimidaram com o grito de um general! Lula e Dilma foram massacrados e vocês ficaram olhando, o LULA foi impedido até de assumir um ministério no governo Dilma Roussef.
Houve um acovardamento de vocês em todo o processo da ‘Lava-jato’. O juiz ladrão Sérgio Moro, junto com Deltan Dalagnol fizeram o que bem entenderam, sem serem importunados, destruíram empresas de construção civil e a reputação de muita gente. Não que aquelas pessoas fossem inocentes, mas o objetivo final da ‘Lava-jato’ era justamente impedir que o Lula fosse candidato à presidência da República.
Não fosse a ação de Walter Delgate, o Lula poderia estar preso até hoje, e o juiz ladrão tido como herói Nacional. A nação brasileira deve muito a Walter Delgate, esse rapaz salvou o Brasil da completa escuridão, não fosse ele talvez não tivéssemos nem essa democracia capenga.
Se vocês, senhores ministros, tivessem agido conforme a Constituição não teria havido a deposição da presidenta Dilma Roussef, nem a prisão do Lula. Portanto, não haveria Bolsonaro presidente da República.
Até o TSE foi omisso no que lhe cabia, que era apurar os crimes eleitorais cometidos pela campanha de Bolsonaro/Mourão e cassar a chapa. Estamos à beira do caos, deixaram o monstro crescer e agora não conseguem mais controlar, isso tudo redundou nessa crise institucional.
Dessa vez Bolsonaro concretamente desautorizou o cumprimento de suas atribuições nessa questão do Daniel Silveira concedendo um perdão, cujo nome técnico é “graça”. Tomem cuidado, vocês podem ser surpreendidos com um ‘cabo e um soldado’ e com uma ordem de despejo.
Herval B. Barreto é cidadão brasileiro. Militante da causa Brasil