HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
CONSTRUIR RESISTÊNCIA recomenda a leitura do livro Pontos de Vista: histórias na educação de autoria de Alexandra Lima da Silva, Aline de Morais Limeira e Paula Leonardi publicado pela Editora Mauad/Faperj.
O lançamento ocorrerá dia 9 de maio de 2022, das 19 às 21h na Livraria Blooks, Praia de Botafogo, 316, Botafogo, Rio de Janeiro.
“É um prazer constatar que a nova geração continua desfraldando a bandeira dos estudos historiográficos de qualidade sobre a educação brasileira. No caso deste livro, trata-se de autoras que saíram de cursos de pós-graduação qualificados e por isso representantes da renovação da área, mas que já são experimentadas na pesquisa e na docência a ponto de terem percepção das questões de formação dos novos historiadores e como é importante manter a ponte entre os autores creditados e a novíssima geração para garantir um bom trabalho.Numa empreitada coletiva, produziram este texto inovador, que focaliza temas e questões lacunares em obras congêneres e atualiza as perspectivas de abordagem da disciplina. Quero dizer que elas também ergueram o seu mastro na cumieira, com muita coragem, arriscando percorrer o não-dito na historiografia da educação, ou seja, aquilo que não é iniciativa do estado republicano, dos grandes intelectuais, das imensas redes de ensino: aquilo que é muitas vezes é desaconselhado e até obstaculizado pela Academia como objeto de estudo. À contrapelo, entenderam que quanto mais nos debruçamos sobre as freiras, as mulheres, os negros, as crianças, os pobres, os índios, enfim, a educação privada, confessional, doméstica, artesanal, mais podemos conhecer a própria educação pública e formar seus profissionais. Portanto, ao livro!” (Maria Lucia Hisldorf, historiadora da educação, USP)