Dos organizadores
Neste domingo, às 10h, o padre Julio Lancellotti fará, durante a realização de sua tradicional missa, uma benção especial à mãe e aos irmãos do garoto Ryan da Silva Andrade Santos, de 4 anos, morto em operação policial no Morro São Bento, na Baixada Santista, na noite de terça-feira (05).
A crescente onda de indignação e mobilização ganha expressão a partir da ostensiva e ameaçadora presença da PM no velório de Ryan, na última quinta-feira (07), no Cemitério Municipal da Areia Branca, em Santos.
Segundo relatos dos defensores de direitos humanos presentes no local, os policiais tentaram impedir o cortejo fúnebre realizado na comunidade.
O lamentável episódio, ocorrido em frente ao velório do menino, gerou revolta e ocasionou conflitos com familiares, parlamentares e até com o Ouvidor da Polícia, Claudio Silva.
“Este momento sagrado da despedida não pode ser violado pela policia. Isso equivale a violar túmulos e, perigosamente, está se tornando uma política de governo”, diz o sacerdote.
Padre Julio Lancellotti faz coro à defesa da sacralidade desses atos, prometendo para este domingo uma menção em sua missa, transmitida por diversos canais de mídia (veja abaixo), e convidando a família de Ryan, bem como ativistas de direitos humanos para a celebração.
Inviolabilidade do ato
Ato religioso com origens na idade média, variando de formatos e conteúdos, o
velório tem sido, através dos tempos, a ocasião de familiares expressarem seu amor e também sua dor pelos amados que se vão, considerado sagrado para a maioria das culturas.
Um momento e um espaço invioláveis. Este é o eixo da campanha que pretende combater o
que está se tornando prática em velórios de vítimas da letalidade policial do atual governo em territórios de periferia em nosso estado.
Entidades organizadoras
– CDHEP – Centro de Direitos Humanos e Educação Popular
– Comissão Arns
– Comissão Justiça e Paz de São Paulo
– Frente Interreligiosa Dom Paulo Evaristo Arns
– Fórum Brasileiro de Segurança Pública
– Instituto Sou da Paz
– Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo
– Rede de Proteção e Resistência contra o Genocídio
Serviço:
MISSA 32º DOMINGO DO TEMPO COMUM – Com Padre Julio Lancellotti
Data: 10/11/2024 – Domingo
Local: Capela da Universidade São Judas
Horário: 10h
Endereço: Rua Taquari, 546 – Mooca – São Paulo
Transmissão ao vivo:
http://www.oarcanjo.net/site/aovivo
http://www.youtube.com/OArcanjoNoAr/live
http://www.youtube.com/redetvt
https://www.instagram.com/icl
Uma resposta
A sociedade não pode se omitir num caso de assassinato pelo Estado. Hoje foi Ryan e seu pai. Amanhã poderá ser eu, alguém da minha família e amigos.