Renato Janine Ribeiro
Está na cara que Tarcisio é o nome ideado pela grande mídia e pelos empresários para a presidência da República. E que Bolsonaro reluta em apoiá-lo.
O problema do governador de SP é que, se concorrer a presidente, terá que renunciar ao governo estadual até começos de abril de 2026. (Para pleitear a reeleição, não precisa deixar o cargo).
E B quer repetir o cenário de Lula em 2018: ficar se dizendo candidato até as vésperas da eleição, para então ungir alguém de seu campo.
Claro que Tarcisio pode reprisar o exemplo de Eduardo Leite: renunciar, esperar a escolha de B, e depois, se ele não o apoiar, concorrer de novo ao governo estadual. Eduardo Leite, lembram, renunciou, quis ser presidente e no final concorreu de novo a governador.
(Ah, a compulsão da [extrema] direita pela repetição, pela imitação! B repetindo Lula, T repetiria EL?)
Mas pode se humilhar com isso. Porque, enquanto Lula cuidava com carinho de seu substituto – Fernando Haddad – já B multiplica os sinais de descaso em relação a seu possível herdeiro. E assim Tarcisio ficará meses à mercê dos humores do capitão, o que em nada o fortalece.

Renato Janine Ribeiro é acadêmico, professor de filosofia, cientista político, escritor e colunista brasileiro.









