Construir Resistência
1_whatsapp_image_2023_01_31_at_20_04_37-27358281

Margareth Menezes confirma criação de Memorial da Democracia sobre 8 de janeiro

Texto e foto de Victor Correia –  Correio Brasiliense

A ministra da Cultura reforçou a importância da obra como um modo de não repetir a violência registrada contra as sedes

 (crédito: Victor Correia/CB/DA PRESS)

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, confirmou, nesta terça-feira (31/1) a construção de um Memorial da Democracia em Brasília, para relembrar os ataques terroristas de 8 de janeiro, com invasões as sedes dos Três Poderes. “Para deixar marcado e para que não ocorra outra violência do mesmo tipo contra a democracia”, disse a ministra.

A fala ocorreu durante a solenidade de posse de Leandro Grass, novo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao MinC.

“Um exército de desalmados atacou os símbolos dos três Poderes. Convoquei uma reunião no ministério da Cultura. Formamos uma equipe e a destreza política do Leandro Grass, sua diplomacia e agilidade de pensamento foram determinantes na busca da solução”, disse Margareth sobre a reação aos ataques, que causaram milhões de reais em prejuízos para os prédios públicos e obras de arte contidas neles.

A solenidade ocorreu no Salão Brasília, no segundo andar do Palácio Itamaraty. Estavam presentes também a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o secretário-executivo do ministério da Cultura, Márcio Tavares, a secretária-geral do Itamaraty, Maria Laura da Rocha, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, entre outras autoridades. O Palácio do Itamaraty é um bem cultural tombado pelo Iphan.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Matérias Relacionadas

Rolar para cima