Por Simão Zygband

Quem derrotou o genocida foi a força da mistura, que se despe do preconceito para enxotar o verme atrasado, preconceituoso, que fala em vão em nome de Deus
Antes que façam aquele tradicional comentário xenófobo e preconceituoso, é importante dizer que o ex-presidente e agora reeleito, Luiz Inácio Lula da Silva, foi o mais votado na cidade de São Paulo, a maior metrópole do país, local onde se encontram as principais universidades, cinemas, teatros, centros de cultura e lazer do Brasil, só comparável ao Rio de Janeiro e talvez, Belo Horizonte.
É bem verdade também que a cidade de São Paulo é a segunda maior cidade nordestina do país, com 2 milhões migrantes oriundos da região nordeste brasileira. Isso torna a vitória de Lula ainda mais saborosa pois sabemos que nesta mistura há praticamente todos os tipos de brasileiros: pretos, brancos, ricos, pobres, heteros, homos, bissexuais, cultos, incultos, estudados ou ignaros, o vigor da diversidade que temos no Brasil.
Quem derrotou o genocida foi a força desta mistura, que se despe do preconceito para enxotar o verme atrasado, preconceituoso, que fala em vão em nome de Deus, numa falsa apologia. O agora ex-presidente, que desinfetará a cadeira presidencial em 1° de janeiro se assemelha aquele presidiário de alta periculosidade que depois de assassinar, roubar e estuprar suas vítimas coloca a bíblia debaixo do braço e se converte hipocritamente à crenças evangélicas, como se isso fosse salvar sua alma.
Segundo dados da reportagem do jornal Folha de S.Paulo, Lula obteve a vitória mais apertada em segundo turno da história da democracia brasileira. Já o outro foi o primeiro presidente brasileiro a perder a disputa pela reeleição. A principal explicação para esse resultado é a recuperação do PT no Sudeste, que concentra a maior parte dos eleitores do país. A votação na região retornou a patamares anteriores à Operação Lava Jato, que marcou a derrocada do partido e culminou com a prisão de Lula em 2018. Em comparação com o segundo turno de 2018, o PT teve 13 milhões de votos a mais neste domingo (30).
Já no Nordeste, o PT teve sua pior votação desde 2002. Naquele ano, quando Lula se elegeu presidente pela primeira vez, o mapa eleitoral era completamente diferente do atual —o melhor resultado do petista foi no Sudeste. Foi apenas a partir das eleições seguintes, quando Lula se reelegeu, que o Nordeste se transformou na principal força eleitoral petista. Ainda assim, o Nordeste foi a única região onde Lula venceu no segundo turno de 2022 e por uma margem tão grande que garantiu ao petista a vitória nacional.
Na capital, o gigante Luiz Inácio Lula da Silva obteve 53,54% dos votos, contra 46,46% do seu adversário. Talvez por algum equívoco na conscientização política deste eleitor, em todo o estado de São Paulo, o presidente eleito alcançou 44,76%, contra 55,24% do inominável, que recebeu a maioria dos votos.
Lula foi o candidato mais votado no segundo turno das eleições presidenciais deste ano, a mais acirrada desde a redemocratização do Brasil, com 50,9% dos votos válidos, à frente dos 49,1% do outro.
No primeiro turno, em 2 de outubro, o Coiso também havia vencido no estado de São Paulo, com 47,71% dos votos válidos, contra 40,89% de Lula. Já na capital paulista, o petista teve vantagem de 47,54% a 37,99% na primeira votação.
Além de São Paulo, o novo presidente venceu agora em cidades como São Bernardo do Campo, seu berço político, Cotia, Itapecerica da Rocha e Franco da Rocha, na Grande São Paulo, e Araraquara. Já o genocida ganhou em municípios como São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Campinas, Franca e Santos.
Itapura, na divisa com Mato Grosso do Sul, foi a cidade paulista com a maior vitória proporcional de Lula, que alcançou 72,31% contra 27,69% de Bolsonaro.
LULA GANHOU E VOCÊ AINDA NÃO COLABOROU COM O CONSTRUIR RESISTÊNCIA?
Há um ano e sete meses na defesa da Democracia, o Construir Resistência sempre teve a certeza de que Lula iria ganhar e derrotar o fascismo.
É um longo período de trabalho diário, para ajudar a reunir todos os anseios que determinaram a Vitória do Lula no último domingo.
Faça sua contribuição solidária através de pix em nome de Simão Zygband no 11997268051.
Caso não possa, clique nos anúncios que aparecem na nossa página.
OUSAMOS LUTAR, OUSAMOS VENCER!
LULA PRESIDENTE!