Lula e Alckmin: uma boa notícia para a democracia

Por Fabio Kerche*
A provável chapa Lula-Alckmin para a eleição presidencial de 2022 causou grande reboliço no debate público. Disputas acaloradas foram travadas entre aqueles que sentiram o potencial da dobradinha, os contrários a Lula, e por aqueles que ficaram decepcionados com uma aliança da esquerda com um representante da centro-direita.

Entre os simpatizantes de Lula, a crítica veio em dois sentidos. Alguns escreveram que Alckmin não traria votos para Lula. Pelo contrário, o ex-presidente poderia até perder apoio. Outros centravam suas observações em aspectos ideológicos, reclamando que o ex-governador tucano impediria Lula de fazer um governo mais à esquerda, tendo que ceder para uma política mais conservadora. Creio que as duas críticas estão equivocadas.

 

CONSTRUIR RESISTÊNCIA recomenda a leitura do artigo do professor Fabio Kerche publicado na #Latinoamericana21  e que pode ser acessado através do link:

* Fabio Kerche é professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP).
Obs: A matéria foi publicada na #Latinoamericana21 em 29/1/2022 e as opiniões são de responsabilidade do autor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *