HISTÓRIA
CONSTRUIR RESISTÊNCIA recomenda a leitura do livro A coleçãoAdandozan do Museu Nacional. Brasil-Daomé, 1818-2018, da historiadora Mariza de Carvalho Soares, cujo lançamento acontecerá dia 18 de maio de 2022 das 18 às 20 h:30 m na Livraria Blooks, Praia de Botafogo, 316, Botafogo, Rio de Janeiro.
Publicado pela Editora Mauad X, o livro conta a história de um baú de presentes enviado pelo rei do Daomé(atual Benim, na África ocidental) ao então príncipe dom João, em 1810. Nos dois primeiros capítulos o livro narra a viagem dos presentes até o Rio de Janeiro e como,anos depois, eles foram enviados ao Museu Real, fundado por dom João em 1818. Os cinco capítulos seguintes deslocam a análise para o Daoména virada do século XVIII para o XIX para entender o uso desses objetos na corte do Daomé, onde reinava dadáAdandozan.
O prédio do Museu Nacional e a quase totalidade de seu acervo foi destruída por um incêndio em 2018. Nele se perderam as coleções etnográficas africanas, o arquivo histórico e grande parte do material de pesquisa. O livro é o único registro que restou da coleção e também o passo a passo de um exercício metodológico para, do ponto de vista da história, pensar objetos que já não existem.