Gravuras de 1836 do Rio de Janeiro são expostas na Casa Museu Ema Klabin

Gravuras Rio De Janeiro

Casa Museu Ema Klabin apresenta a exposição Rio de Janeiro, XIX–XXI, entre 11 de maio e 11 de agosto. Com curadoria de Paulo de Freitas Costa e Janaina Damaceno e curadoria adjunta de Ana Paula Rocha, a mostra segue o tema da instituição para 2024: “Novo Mundo: territórios e identidades”, que consiste em uma reavaliação de conceitos acerca do continente americano

A mostra apresenta 12 gravuras que compõem o álbum Souvenirs de Rio de Janeiro, produzido pelo suíço Johann Jacob Steinmann em 1836. Já a série Disse-me-disse, especialmente criada pelo artista brasileiro PV Dias, insere desenhos contemporâneos nas gravuras.

O álbum foi um dos primeiros conjuntos de gravuras publicadas na Europa após a Independência do país, trazendo uma visão europeia da cidade. A exposição coloca as obras de PV Dias para contrastar com essa imagem do Brasil.

"Plantando", de PV Dias, parte da série Disse-me-disse de 2024. — Foto: Casa Ema Klabin / Divulgação
“Plantando”, de PV Dias, parte da série Disse-me-disse de 2024. — Foto: Casa Ema Klabin / Divulgação

O artista concentra sua pesquisa na análise da estruturação das imagens de um território e nas suas possíveis rupturas. O seu trabalho inclui pinturas, fotografias, vídeos e arte digital e aborda a mediação visual de paisagens sonoras.

Serviço

Onde: Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo, SP.
Quando: de 11 de maio a 11 de agosto de 2024.
Horário: de quarta a domingo, das 11 às 17h, com permanência até às 18h.
Entrada: gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *