Documentário sobre os inimigos de Lampião em exibição no REAG Belas Artes

Images (2)

Da Redação 

Images (2)

Acordo com Lampião? só na boca do fuzil!, documentário dirigido pelo cineasta Marcelo Felipe Sampaio, com roteiro do jornalista e historiador Moacir Assunção, estreia no domingo, 14 de abril, a partir das 12h30 no REAG Belas Artes com entrada gratuita.

O filme aborda os principais inimigos de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião (1898-1938), o maior bandoleiro da história do Brasil. Tratam-se dos nazarenos, moradores da pequena vila de Nazaré do Pico, distrito de Floresta, no sertão pernambucano.

O documentário conta as histórias de personagens praticamente desconhecidos do grande público como Davi Jurubeba, Mané Neto, Odilon Flor e Euclides Flor, todos nazarenos, que combateram Lampião durante boa parte dos anos 1920 e 1930. O livro de Moacir Assunção Os homens que mataram o facínora – a história dos grandes inimigos de Lampião (Realejo, 2021), foi finalista do Prêmio Jabuti 2008, serviu de base para o filme.

Após a exibição do longa, haverá um bate-papo com os autores da obra e sorteio de camisetas alusivas ao filme e de dois livros Os homens que mataram o facínora – a história dos grandes inimigos de Lampião (Realejo).

Acordo com Lampião? só na boca do fuzil! é fruto do cinema independente, e durante dois anos, sem apoio estatal ou qualquer forma de patrocínio, os autores percorreram várias regiões do Nordeste para realiza-lo. Depois da estreia no cinema, o filme deve estrear, também, nos canais de streaming.

Serviço

Sessão debate: Acordo com Lampião? Só na Boca do Fuzil
Data: 14 de abril
Horário: 12h30
Onde: Cine REAG Belas Artes
Endereço: Rua da Consolação, 2423
Ingresso: Gratuito. Retirada com uma hora de antecedência na bilheteria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *