Da Redação
Acordo com Lampião? só na boca do fuzil!, documentário dirigido pelo cineasta Marcelo Felipe Sampaio, com roteiro do jornalista e historiador Moacir Assunção, estreia no domingo, 14 de abril, a partir das 12h30 no REAG Belas Artes com entrada gratuita.
O filme aborda os principais inimigos de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião (1898-1938), o maior bandoleiro da história do Brasil. Tratam-se dos nazarenos, moradores da pequena vila de Nazaré do Pico, distrito de Floresta, no sertão pernambucano.
O documentário conta as histórias de personagens praticamente desconhecidos do grande público como Davi Jurubeba, Mané Neto, Odilon Flor e Euclides Flor, todos nazarenos, que combateram Lampião durante boa parte dos anos 1920 e 1930. O livro de Moacir Assunção Os homens que mataram o facínora – a história dos grandes inimigos de Lampião (Realejo, 2021), foi finalista do Prêmio Jabuti 2008, serviu de base para o filme.
Após a exibição do longa, haverá um bate-papo com os autores da obra e sorteio de camisetas alusivas ao filme e de dois livros Os homens que mataram o facínora – a história dos grandes inimigos de Lampião (Realejo).
Acordo com Lampião? só na boca do fuzil! é fruto do cinema independente, e durante dois anos, sem apoio estatal ou qualquer forma de patrocínio, os autores percorreram várias regiões do Nordeste para realiza-lo. Depois da estreia no cinema, o filme deve estrear, também, nos canais de streaming.
Serviço
Sessão debate: Acordo com Lampião? Só na Boca do Fuzil
Data: 14 de abril
Horário: 12h30
Onde: Cine REAG Belas Artes
Endereço: Rua da Consolação, 2423
Ingresso: Gratuito. Retirada com uma hora de antecedência na bilheteria.