Da Redação
O BRICS representa cerca de 40% da população global e 37% do Produto Interno Bruto mundial em termos de poder de compra.
China e Cuba parabenizaram a ex-presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, por sua permanência como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento. Seu mandato foi estendido por mais cinco anos.
o governo chinês fez a seguinte abordagem através de seu porta-voz, Guo Jiaku: “Foi confirmado na semana passada que Dilma Rousseff permaneceria no Novo Banco de Desenvolvimento como presidente por mais cinco anos”.
Ele revelou em uma coletiva de imprensa diária que a China parabeniza Dilma e aprecia o importante papel que o Novo Banco de Desenvolvimento tem desempenhado na promoção de desenvolvimento e cooperação relevantes.
“A China, como sempre, continuará a apoiar a presidente Dilma Rousseff no cumprimento de seu dever e o Novo Banco de Desenvolvimento no desempenho de um papel mais importante”, disse Guo.
Cuba
Já o presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, parabenizou a ex-presidenta brasileira Dilma Rousseff por sua ratificação como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), parte do grupo BRICS.
Por meio de sua conta X, o chefe de Estado desejou sucesso a Dilma Rousseff em tão importante responsabilidade e reafirmou o papel de destaque do NDB como plataforma para promover a cooperação entre economias emergentes e em desenvolvimento.
O Novo Banco de Desenvolvimento é uma instituição multilateral criada pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, os estados-membros fundadores do grupo BRICS.
O bloco aceitou a adesão plena da Indonésia no início de 2025, juntando-se ao Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos, também membros da organização.
Por outro lado, os estados-membros associados do grupo são Bielorrússia, Bolívia, Cuba, Cazaquistão, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão.
Atualmente, o BRICS representa cerca de 40% da população global e 37% do Produto Interno Bruto mundial em termos de poder de compra.