Construir Resistência

Casulo: um projeto para quem dorme nas ruas

O Casulo pra rua é um saco de dormir, quentinho, macio, impermeável e de baixa inflamabilidade, com um bolso interno dentro do travesseiro para guardar com segurança os objetos pessoais. Leve e facilmente dobrável, se transforma num rolinho que pode ser carregado por uma alça a tiracolo. O fechamento com velcro permite unir duas peças para fazer um casulo de casal.

Focos do Projeto

O Instituto Casulo para a rua é uma associação sem fins lucrativos, formalmente constituída. Seu trabalho tem dois focos: beneficiar diretamente as pessoas que estão em situação de rua por meio da oferta de Casulos e, ao mesmo tempo, dar trabalho, com remuneração justa, para costureiros e costureiras em situação de vulnerabilidade. Para confecção dos Casulos, o Instituto conta hoje com uma equipe bastante diversa, que inclui cooperativas de mulheres de comunidades, coletivos de mulheres trans, pessoas egressas do sistema prisional e profissionais autônomos.
O custo da produção é financiado por doações que vêm de pessoas físicas, empresas e entidades parceiras. Graças a essas doações, em um ano de vida o Instituto produziu e distribuiu 4.529 Casulos.

Distribuição

O Casulo tem chegado às mãos de quem precisa por meio de várias entidades e associações parceiras, que fazem a diferença na vida das pessoas que vivem nas ruas de São Paulo: SP Invisível, Casa de Oração, Consultório na rua, Sefras, Banho pra Geral, ImpactAção, Humanday, Dando Sopa, Tarefeiros da luz, Aquece São Paulo, É de lei, Pão do povo da rua e FAPIB – Frente de Apoio aos Povos Indígenas Sudeste, são algumas delas.

Replicabilidade

Para que o projeto se multiplique no Brasil e mundo afora, foi criada uma cartilha, distribuída gratuitamente, explicando passo a passo como fazer o Casulo e quais os materiais adequados. Já foram enviadas cartilhas e peças piloto para várias cidades brasileiras como Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro e Campinas e várias delas já estão replicando o projeto.

Premiações

Em um ano de vida, o Casulo pra rua já recebeu dois reconhecimentos importantes: o Prêmio Carrano de Luta Antimanicomial e Direitos Humanos e o Prêmio de Design na categoria Utensílios do Museu da Casa Brasileira.

Custos

Nosso casulo não ficou imune aos aumentos do combustível e da inflação. Seguramos o preço por muitos meses mas, recentemente, a situação ficou insustentável. Como dependemos de alguns materiais importados, de transporte entre loja, cortadores, costureiras e destino final, e nossas costureiras precisaram receber um pequeno ajuste para compensar os gastos com energia, o ((Casulo)), a partir de abril de 2022, passou a custar R$185,71. Esse é o valor cheio, mas qualquer quantia nos ajuda a produzir mais, para enfrentar as chuvas e o frio.

 

Perto de 4,5 mil moradores de rua já receberam o Casulo

 

DADOS

Instituto Casulo pra rua
Endereço: Rua Valorbe 345, Sala 2
Bairro: Lauzane Paulista
CEP – 02.442-140
São Paulo – SP

CNPJ: 43055661/0001-27
Inscrição Estadual: Isento
CCM: 70390720

Para contribuir:

Banco Itaú
Ag.: 6420
Conta corrente: 99817-8
PIX (e-mail) casuloprarua@gmail.com

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Matérias Relacionadas

Rolar para cima