Brasil produzirá própria insulina distribuída pelo SUS

Por Nisia Trindade

Um projeto estratégico que se torna realidade: saúde é soberania!

Celebramos a entrega ao Ministério da Saúde dos primeiros lotes de insulina produzidos no Brasil após 20 anos.

São mais de 200 mil frascos que beneficiarão 350 mil pessoas pelo SUS, garantindo-nos mais soberania ao reduzir nossa dependência externa do insumo.

Quando inauguramos a fábrica da Biomm em Nova Lima/MG, ao lado do presidente Lula, em abril de 2024, sabíamos que esse era um passo fundamental para essa conquista, assim como o Programa de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP).

A parceria entre Funed, Biomm e Wockhardt, que envolve transferência de tecnologia, prevê a produção nacional de 8 milhões de unidades de insulina até 2026 e capacidade para 45 milhões de doses/ano.

A insulina nacional fortalece a estratégia do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Ceis) em sua meta de produzir no país 50% dos insumos do SUS até 2026 e 70% até 2033. Cuidar do povo é desenvolver o Brasil e garantir nossa soberania.

📸 Ricardo Stuckert/PR e Walterson Rosa/MS

 

Contribuição para o Construir Resistência ->

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *