Da redação do portal Afropress
A Polícia Militar do Espírito Santo usou esta semana, em matéria divulgada pela Assessoria de Comunicação Social, símbolos nazistas – o SS rúnico -, em um caso de suposta apreensão de drogas em Cariacica.
Schutzstaffel – conhecido pela sigla SS – é um termo alemão que significa “esquadrilha de proteção”, em português. O grupo foi fundado em 1.925, com o objetivo de proteger Adolf Hitler e os dirigentes do Partido Nazista.
O advogado e militante dos direitos humanos André Moreira considerou o uso da simbologia nazista pela Polícia Militar capixaba “um caso de muita gravidade” e, nesta segunda-feira (21/03), protocolará representação junto aos Ministérios Público Estadual e Federal e Governo do Estado.
“É de uma gravidade sem precedentes que uma instituição do Estado Brasileiro como é a Polícia Militar do Espírito Santo, lance mão de um símbolo nazista para anunciar uma operação de apreensão de drogas”, denunciou André.
A matéria divulgada pela Assessoria de Comunicação da Polícia Militar, traz o símbolo da caveira costumeiramente utilizado pelos batalhões da Rota, tendo ao lado o símbolo nazista, e relata que a Polícia Militar apreendeu segunda-feira (14/03) no bairro Castelo Branco, em Cariacica, 1.582 pinos de cocaína, 150 gramas da droga e microtubos para armazenamento.
Toda a droga teria sido entregue a 4° Delegacia Regional de Cariacica. Na operação, conduzida pela Força Tática do 7° Batalhão da PM capixaba, ninguém foi preso.
O uso da simbologia nazista ao lado direito da imagem parece ser parte de mensagem subliminar em que se inspira o Batalhão. Não se sabe se em outras matérias o símbolo foi utilizado.