As luzes se acenderão e, novamente, se ascenderão

Por Luis Otávio Barreto

No ensejo da inauguração do #MuseudaLíngua Portuguesa, me lembro de como as pessoas atacavam o presidente #Lula por seu português popular. Os membros mais esnobes de uma elite tropical e tantos outros arrogantes – intelectuais de almanaque – além, claro, dos soberbos pobres que comem mortadela e arrotam peito de ‘piru’, gostavam de ‘catar’ erros nos discursos – MARAVILHOSOS, AI QUE SAUDADE – do presidente Lula.

Também me lembro de um professor – ai coitado, esse muito infeliz! Falta-lhe um canavial de … – dizia, com certa empáfia, que se ele falasse português erudito, nós não entenderíamos – eu se fosse o professor de português da época, iria lá tirar satisfações; – Vem cá, que porra é essa de você dizer que meus alunos não vão entender teu português erudito?! Enfim…deixemos o CB no passado.

Sem o uso de palavras rebuscadas, comunicando-se diretamente com TODOS – sim, com TODOS – o presidente Lula foi recebido quase que no mundo inteiro, respeitado, conhecido, honrado! O homem, quando apanha um microfone, faz cessar toda a barulheira! Todos querem ouvir! Até aqueles que lhe são contrários! Lula, com seu português, foi o presidente que mais valorizou a educação, criando centenas de institutos federais, universidades públicas, o Pronatec…

#Temer, com suas mesóclises, com seus discursos verborrágicos, nada fez, #Bolsonaro, com sua língua podre, com sua fala – QUE NÃO É POPULAR! NÃO CONFUNDAM CHULO COM POPULAR! NÃO CONFUNDAM ESCATOLOGIA COM ESPONTANEIDADE, NÃO CONFUDAM FRANQUEZA COM BELICOSIDADE – o que fez foi é destruir! E segue destruindo! Desde 14 a educação vem sofrendo sucessivos ataques e golpes pesadíssimos! Seja com os constantes cortes de verbas, com o sucateamento da máquina da educação, com a desvalorização do magistério, com os ataques aos pesquisadores, com a destruição planejada de museus…

Alguém disse que enquanto se inaugurava o museu da língua portuguesa, com a presença de autoridades de outros países, o presidente estava montado numa moto, batendo bunda… ora, mas não era da ordem do óbvio?! Não há que se esperar quaisquer acenos ou movimentos positivos a qualquer manifestação das culturas da inteligência, das ciências…ao contrário! Fuga! Foge-se daquilo que representa riscos, desafios… combate-se aquilo que liberta o povo…

Escrevi muito, isso tudo poderia ser resumido no seguinte: Odeiam Lula, porque Lula deu ao povo a condição de se educar, deu vez e deu voz. Lula vem aí!

Tremei, ignorantes! As luzes se acenderão!

As luzes ascenderão, outra vez!

#Lula
#Lula2022
#LULAPRESIDENTE2022

 

Luis Otavio Barreto é músico pianista e professor de língua portuguesa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *