Por Valdemi Silva
Uma das grandes paixões dos brasileiros – o Carnaval – contagiou e uniu os fotógrafos Eduardo Mafra e Valdemi Silva após registrarem imagens do desfile das escolas de Samba Paulistana em 1990, o último desfile na Avenida Tiradentes. Tiveram a ideia de montar um arquivo de fotografias – denominado Imagens do Samba, – composto por fotos de todo o processo, desde a criação das fantasias a sua execução.
Produziram 60 mil imagens (negativos e cromos 35 mm), datadas e catalogadas, que mostram esta festa maior do povo, sob todos os ângulos, cores, poses e situações.
No acervo constam imagens de personagens e personalidades envolvidas com o evento, batismo de escola, barracão, ensaios, fantasias piloto, festas de alas e homenagens nas quadras, gravações dos discos de Samba de Enredo e videoclipes para TV Globo e Manchete, concursos da Corte do Carnaval, Rainhas de Bateria, manifestações e shows do Dia Nacional do Samba, apurações e premiações, desfiles de afoxés, bandas, blocos e escolas da LIGA, UESP, ABASP e ABBC realizados no Sambódromo, bairros, e ruas da cidade.
No total foram fotografadas 142 diferentes entidades até o ano de 2005.
Paralelamente ao acervo foi montada uma “hemeroteca”, na época foi a melhor opção de alimentar com informações o acervo e acompanhar os eventos carnavalescos.
O arquivo conta com muitas publicações que muito se dedicaram a folia e hoje são extintas.
Publicaram fotos em anúncios, capas e contracapas de LPs e CDs da Liga, UESP e Escolas de Samba, jornais, livros, revistas, sites, participaram de exposições e colaboraram com diversos acervos.
Valdemi Silva é fotojornalista com trabalhos publicados em exposições, jornais, livros, revistas e sites no Brasil e Europa.
Nos 40 anos de profissão prestou serviços em diferentes áreas da fotografia como Agências de Imagens, Propaganda, Assessorias de Imprensa, Editoras, Escolas de Samba, Jornais Campanhas Políticas, Entidades Sindicais etc.
Nos últimos anos, tem fotografado aspectos culturais, fauna e flora em diferentes cidades dos estados brasileiros, como parte do projeto Descobrindo o Brasil. As imagens estão disponíveis tanto no seu acervo pessoal como na Agência Setembro
Premiações
Concurso Corte do Carnaval
A preparação
Mulheres no Samba
Pavilhões
Os Bambas
Resposta de 0
Riquíssimo registro cultural do nosso carnaval. Parabéns pelo belo trabalho.
Grato
Parabéns, Valdemi.
Fruto de muito trabalho excepcionalmente profissional.
Vida longa e prosperidade.
A história do samba em SP está nos registros do fotógrafo Valdemi Silva, além de outras tantas preciosidades do acervo da agência Setembro..
O melhor é mais completo trabalho de cobertura fotográfica. Valdemi e Edu são referência!
É uma pena não termos em São Paulo uma “casa do samba e das escolas de samba”, que seja um centro de informação e memória, para que nossa história não se mantenha aos pedaços.
Falta uma política pública voltada pra esse tema.
Falta atenção também ao CDMS o Centro e Documentação e Memória do Samba, da UESP (União das Escolas de Samba Paulistanas), no Bairro do Bixiga…
Parabéns Valdemi 👏🏾👏🏾👏🏾
Obrigado Claudinha, você contribui muito com a nossa história.