Construir Resistência
Aves de rapina

As aves de rapina estão voando em direção ao Planalto

Por Humberto Mesquita

Lula ganhou as eleições, enfrentando a corrupção eleitoral de Jair Bolsonaro que gastou MUITOS BILHÕES dos cofres públicos comprando votos, bloqueando estradas no dia das eleições, distribuindo dinheiro com pastores e prefeitos corruptos,antecipando décimo terceiro, gratificando caminhoneiros, taxistas e outras categorias.

Lula ganhou no primeiro turno com a diferença de 6 milhões, 187 mil e 159 votos. Foi para o segundo turno com a indiferença de Ciro Gomes, que não viajou a Paris, mas ignorou o trabalho dessa frente ampla que ele criou para derrotar o indecoroso destruidor da Pátria. Mas o seu partido, o PDT pediu votos para Lula. Apesar de Ciro Gomes dar as costas, Lula seria a opção natural de um partido de esquerda. Muito bem. Temos que entender que outra adesão espontânea foi de Simone Tebet, fazendeira, ruralista notoriamente de direita.Seus votos importantes, não foram muitos. Se entendermos que Lula teve um acréscimo, do primeiro, para o segundo turno, em termos de votacão, de três milhões, 25 mil, 136 votos, e que os votos de Ciro Gomes e Simone Tebet juntos, somaram 8 milhões, 474 mil, 710 votos, entenderemos que menos da metade dos votos de Ciro e Tebet, migraram para Lula. Mais da metade foram para Bolsonaro. E os votos da Simone eram de direitistas.

Aí chegaremos a conclusão de que ela teve uma boa postura, mas a participação em votos, não foi tão grande, a ponto de ela querer ser agora a “Rainha da Cocada”, para fazer exigências de poder, já visando as eleições de 2026. Aliás sua decisão de aderir ao, na época, possível vencedor, já era patente. Sua ambição eleitoral ultrapassou as “quatro linhas”.
Lula quer fazer um grande governo, mas Simone só pensa 2026.
Quando Lula declarou que foi mais fácil para ele, ganhar as eleições do que formar um ministério, ele tem carradas de razões. As aves de rapina estão circulando em volta do Planalto Central. E aí, não é apenas a Simone. A Pátria periga, a ambição avança, o delírio pelo poder suplanta a tudo, sem contar com a impaciência corrupta de grande parte do Congresso Nacional, que olha para os cofres públicos com uma volúpia avassaladora.
Mas, eu acredito no Lula, que venceu a pobreza, venceu a injustiça, derrotou o mais corrupto dos governos, vai derrotar essas aves de rapina, e vai mudar a cara desse país e colocá-lo outra vez no melhor cenário internacional.

É isso que penso. Mas é importante debater esse cenário.

 

Humberto Mesquita  trabalhou nas principais emissoras de rádio e televisão do Brasil. Foi repórter e apresentador de importantes programas de debate político, como o saudoso Pinga Fogo, da TV Tupi.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Matérias Relacionadas

Rolar para cima