Aprenda a não fazer o jogo do Coiso nas redes sociais

Guia Básico Antifascista Digital

*Engajamento nas redes*

1️⃣ Uma notícia ganha prospecção nas redes sociais a partir de algoritmos direcionados. Você certamente já baixou um app que solicitou acesso ao microfone/camera do seu celular, correto? Pois bem. Esta é a razão pela qual você comenta na rua: “Nossa, que fome. Um sanduíche cairia bem agora”; abre o Facebook e recebe várias ofertas de lanches.
❕ *Ou seja*: Não fale PALAVRAS CHAVE daquilo que não deseja engajar e dar prospecção.

2️⃣ Sobre as publicações, fotos e notícias em geral – aqui temos 3 tipos de engajamento.

❌ *Curtidas* Não importa se (no Facebook) você curte com o ícone/emoji convencional 👍, de tristeza 😥, de risada 😆, de raiva 😡 ou de amor ❤️, curtida é curtida e engaja do mesmo jeito.

❌ *Compartilhar* leva esse engajamento aos seus amigos diretos e indiretos, e também é interação.

❌ *Comentar* as publicações TAMBÉM gera engajamento, e o algoritmo não faz distinção de aprovação, reprovação ou questionamento. Aliás, quando se cria um debate ou discussão entende-se que o tópico tem grande relevância, e ganha mais e mais visibilidade.

❗ *Sendo assim:* às vezes você vê um discurso de ódio ou qualquer outro absurdo sendo propagado por uma personalidade ou página abertamente. Essa é uma isca para gerar engajamento. Não caia nessa!

#️⃣ *O uso de #hashtags* continua sendo interessante, mas lembre-se que usá-las com discurso negativo (exemplo: #ForaB…) TAMBÉM gera um engajamento inconveniente. Não existe marketing ruim nessa lógica do “falem bem, falem mal, mas falem de mim”

📳 Estas estratégias estão sendo amplamente utilizadas pela extrema direita e pelo fascismo digital na internet, e de maneira muito bem organizada. A oposição, pelo contrário, se desestabiliza, se emociona e cai no papo, e aí temos marketing gratuito sendo promovido por todos os lados. Portanto:

✅ 1. Pare de se manifestar CONTRA algo, se manifeste A FAVOR DE ALGO. Exemplo: #QueroLula2023

✅ 2. Não adianta iniciar uma linha de discussão numa postagem, principalmente não com eleitores que já possuem sua ideologia cristalizada.

✅ 3. Repasse essas informações para seus contatos. Usemos essa mesma estratégia em favor do que acreditamos. Vamos nos atualizar. A guerra é digital e a opressão segue totalmente organizada.

Aquele abraço, e é #LulaPresidente !

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  1. No 1º turno de 2018 João Dória elegeu-se governador e a direita virou e levou também as duas vagas do Senado. O esquema “bolsodória” juntou o uso da máquina do governo na tradicional arregimentação de votos dos currais conservadores tucanos – que lhes garantiu sucessivas vitórias estaduais desde 1994 – com a nova máquina digital golpista da extrema direita.
    No 1º turno deste ano a combinação se repetiu em São Paulo. Rodrigo Garcia (que filiou-se ao PSDB no ano passado) perdendo pontos e em 3º lugar, “cedeu” a máquina tucana ao Tarcísio; era para ele ganhar no 1º turno, mas não deu certo!
    A campanha de Haddad precisa desmontar esse esquema espúrio dos bastidores para virar no 2º turno. É urgente negociar com os setores tucanos paulistas que agora apoiam Lula.

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