Da Redação
🇧🇷 Chegamos à 2 milhões de seguidores aqui no Instagram. Obrigada aos 3 milhões de espectadores do Brasil que assistiram “Ainda Estou Aqui” e aos 216 milhões de brasileiros e brasileiras que torceram por nós.
A vida presta, e muito! ❤️🌹
Fernanda Torres – ganhadora do Globo de Ouro
Fernandas
25 anos depois, uma história de talento se repete! Na primeira foto, Fernanda Montenegro com o “Globo de Ouro” de “Melhor Filme Estrangeiro” para “Central do Brasil”, que ela protagonizou. Na segunda foto, a filha, Fernanda Torres com o troféu de “Melhor Atriz de Filme de Drama”, por “Ainda Estou Aqui”. Ambos os longas foram dirigidos por Walter Salles. Eram 25 anos sem um prêmio para o nosso país. Obrigado, Fernandas!
Eunices
O Globo de Ouro de Fernanda Torres é um incômodo para os defensores de ditaduras que se dizem defensores da liberdade de expressão.
A ditadura no Brasil volta a ser pauta mundial, às vésperas do 8 de janeiro.
O prêmio para Fernanda é mais importante do que seria o prêmio para o filme.
É um prêmio para todas as Eunices. E para quem se dedica a mostrá-las como sobreviveram e resistiram.
O Globo também é de Fernanda Montenegro.
É hora de reavivar as memórias dessas mulheres.
Moisés Mendes – Porto Alegre (RS)
História
Um momento histórico para o Brasil! A atriz Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro 2025 de Melhor Atriz de Drama pela performance no filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles. A brasileira desbancou grandes nomes da indústria, como Angelina Jolie e Nicole Kidman, e teve seu nome anunciado no palco por Viola Davis.
Em seu discurso de agradecimento ao receber o prêmio, a atriz relembrou sua mãe Fernanda Montenegro, que passou pela premiação em 1999, quando concorria na mesma categoria pela atuação no filme “Central do Brasil”, mas acabou perdendo a estatueta para Cate Blanchett, que protagonizava o filme “Elizabeth”. Contudo, na ocasião, “Central do Brasil” ganhou como Melhor Filme Estrangeiro.
Portanto, hoje Fernanda Torres fez história como a primeira brasileira a vencer o prêmio de Melhor Atriz em um Globo de Ouro.
Em History
A Cultura Presta!
O mundo inteiro aplaudiu de pé a atuação de Fernanda Torres, como Eunice Paiva, no filme “Ainda Estou Aqui”, que conta a história do drama familiar de quem sofreu com a violência e os crimes da ditadura militar no Brasil. A história de luta pela verdade, memória e justiça trouxe o prêmio de melhor atriz de drama, um dos principais da premiação Golden Globes.
O Brasil, infelizmente, viveu uma nova tentativa de golpe no dia 8 de janeiro de 2023, mas a democracia resistiu bravamente.
🚩Por isso, para QUE JAMAIS SE ESQUEÇA e que NUNCA MAIS ACONTEÇA, venha participar do ato em defesa da Democracia.
🇧🇷08/01 | 11h
🇧🇷Praça dos 3 Poderes
Ajude a financiar a Imprensa de Resistência
Contribua com qualquer quantia, ajudando a manter vivo e atuante o trabalho jornalístico de luta contra o fascismo
Pix em nome do editor do Construir Resistência, Simão Zygband
11 911902628
(☝️copie e cole este pix acima para colaborar)