Eu vi o rock afundar e o sertanejo ser glorificado

Por Eliza Schinner 

Não, gente. O Brasil não voltou e nem vai voltar a ouvir rock só porque uma banda de rock lá de 1982 está lotando estádios. O ouvido e a atenção do brasileiro foram tomados pelos altíssimos investimentos dos fazendeiros bolsonaristas em cantores sertanejos, isso de algumas dezenas de anos pra cá. Vide os 900 milhões de reais em impostos que Biroliro isentou aos bilionários do universo sertanejo no último ano. Isso não é NADA perto de toda a sujeira e dinheiro que envolve o mercado musical do Brasil.
Eu vivi para o rock durante 40 anos nesse país (que me deve uma vida), e fui vendo os públicos diminuírem drasticamente ao longo dos meus 30 anos de música por aí. Não existe espaço, não existe rádio que toque rock, não existe mais casa de rock e, principalmente PÚBLICO de rock. Não é porque milhares de pessoas de 30 a 80 anos de idade estão saindo de casa para ver uma banda GENIAL dos anos 80 que o Brasil vai ouvir rock novamente.

A nova geração é tão tapada e manipulada que não sabe quem foi Kurt Cobain, muito menos Little Richard, MUITO MENOS Pepeu Gomes, Plebe Rude e, se pá, daqui a pouco não vai saber quem foi Cazuza (se é que algum moleque de 15 anos sabe o que é Cazuza).

Eliza Schinner

Eu vi o rock afundar e o sertanejo ser glorificado de pé nesse país. Os fazendeiros exploram tanto os cantores que sei de história de cantora que chegava passando mal em programa da Globo, tendo que passar por massagens faciais e corporais pra conseguir aparecer na câmera após virar noitada fazendo show, obrigada por seus empresários (fazendeiros investidores), chorando de cansaço.

A gente sabe muito bem como o milionário gosta de ganhar na quantidade, e não na qualidade. E o Brasil foi afundado por um tsunami de sertanejo, com zero qualidade musical, e zilhões de palcos gigantes, aparições nos programas de tvs, de rádios… e o povo, trouxa que é, sempre surfa na onda. O ouvido do brasileiro virou um pinico há muito tempo. Zero filtro para as vozes mais bizarras que já ouvi na face da Terra.
Tenho pena, tenho arrependimento… tenho zero esperança com a música nesse país. Zero. O sertanejo me expulsou do Brasil. Ao menos posso dizer, para isso: MUITO obrigada. Foi ótimo. Estou muito feliz por aqui. Passar bem.

Bandas desistem

y the way, vou começar a publicar aqui bandas de rock do Brasil que DESISTIRAM, e que deram anos de sua vida pelo rock brasileiro, mas nunca lotaram estádios, nem casas de show pra 100 pessoas, porque o brasileiro não só não escuta como…ele ODEIA o rock (como já ouvi sair da boca de MUITA gente, toda vez que eu dizia que era contrabaixista de rock e metal).

Vou começar com a banda POLAR. Vai lá no Spotify e digita: Polar Sombras por Aqui. Uma música linda, que mexe MUITO comigo, de uma das milhões de bandas de rock brasileiras que tiveram que desistir pra fazer qualquer outra coisa da vida que pagasse as contas.

No mais, fico feliz que nós velhos do rock possamos curtir um ou outro show ainda nesse país. Feliz por todos que estão curtindo o show dos Titãs, mas com o pé no chão de saber que é uma onda rápida, com uma banda só. Não vai acontecer um monte de festival de rock lotado agora, gente. Não vai… o dinheiro está lá nos Brunos, Marrones, Gustavos, Limas, Maiarovskas, Maraisovskas, sei lá que diacho de nomes que estão ouvindo aí, e nem quero saber.

Eliza Schinner é baixista brasileira e vive na Europa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *