Construir Resistência

O universo dos pássaros

Por Valdemi Silva

De todos os seres que a natureza espalhou sobre a terra, nenhum mais do que as aves souberam compartilhar dos prazeres que ela oferece. Cada uma das suas tribos elegeu uma pátria, e a exemplo das nações, entre si dividiram o domínio do mundo. Não existe nenhuma zona de temperatura, nenhum clima, onde o homem não as encontre.

Umas vivem e morrem nas mesmas regiões em que nasceram, outras para escaparem as inclemências das estações passam de uma região para outra, encontrando nas sucessivas migrações as vantagens magníficas do ar puro, da comida e da liberdade.

Preservando

As aves são animais úteis, bonitos e interessantes, e nesse aspecto, o Brasil é um país privilegiado: das 8.700 espécies de aves conhecidas vivem no país cerca de 1.500.

Conhecer a natureza é uma das maneiras mais belas de você enriquecer a sua existência.

Para que as próximas gerações não herdem um planeta Terra sem as cores e o canto das aves, é preciso preservá-las; para preservá-las é preciso amá-las e conhecê-las.

Observando pássaros

Pode-se observar os pássaros em qualquer lugar e a qualquer hora. Mesmo nas grandes cidades.

A época do ano também é importante em relação à temperatura, luminosidade e umidade; uma madrugada de inverno, por exemplo, será pobre em pássaros.

Cada espécie, além de possuir costumes distintos, apresenta, na história de sua vida, particularidades notáveis, seja na construção do ninho, seja no canto ou nos hábitos sociais.

“O Homem não poderá viver sem as aves, mas que estas viveram e podem viver perfeitamente sem o homem.”(Jules Michelet, filósofo)

 

Pássaros da Mata Atlântica – SP

Pássaros do Brasil

Anum branco

Tuim

Canário

Tiê Sangue

Valdemi Silva é fotojornalista com trabalhos publicados em exposições, jornais, livros, revistas e sites no Brasil e Europa.

Nos 40 anos de profissão prestou serviços em diferentes áreas da fotografia como Agências de Imagens,  Propaganda, Assessorias de Imprensa, Editoras, Escolas de Samba, Jornais Campanhas Políticas, Entidades Sindicais etc.

Nos últimos anos, tem fotografado aspectos culturais, fauna e flora em diferentes cidades dos estados brasileiros, como parte do projeto Descobrindo o Brasil. As imagens estão disponíveis tanto no seu acervo pessoal como na Agência Setembro

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Matérias Relacionadas

Rolar para cima