Construir Resistência
Imagem: Arquivo pessoal

Sarau Delivery canta Paquetá, um quintal de amores e de luta

Por Washington Luiz de Araújo

“Para ser universal basta cantar o seu quintal“  (Liev Tolstói)

#SarauDelivery pede licença para cantar o seu quintal, a #IlhadePaquetá (RJ), que completa 465 anos hoje. E dá-lhe data comemorativa: a Morena, nossa Associação de Moradores, completou 40 anos neste 2021 e está ganhando uma bela sede. Fruto do empenho de todos os paquetaenses, cantamos um quintal cercado de água e amizade por todos os lados.

Aliás, o nome #Morena, além da felicidade de remeter ao clássico da literatura brasileira “A Moreninha”, (personagem que, presume-se, foi inspirada em Paquetá pelo autor Joaquim Manoel de Macedo), foi feito sobre o acrônimo MOradores REunidos Na Amizade. Figura histórica e idealista pela Ilha, Sylvio de Oliveira, dirigente da entidade, foi quem criou o nome.

A Ilha de Paquetá situa-se na #BaiadaGuanabara, a cerca de uma hora de barca da cidade do Rio, do qual é um bairro. Em meio aos seus encantos e uma convivência harmoniosa, a Ilha sofre a principal agrura: o transporte, pois a empresa concessionária das barcas, a CCR, agindo somente pelo lado financeiro, destina aos moradores e turistas uma grade de horário escorchante, com até cinco horas de intervalo. Esta é uma das grandes lutas dos moradores da Ilha.

Além disso, a Morena, representando todos os moradores e moradoras, tem lutado em outras frentes, como o desabastecimento de água, problemas com Correio e atividades para amenizar problemas com a pandemia (em 2020, desenvolveu o projeto Paquetá Sem Fome, angariando e destinando cestas básicas aos moradores).

Mas, como falamos que o Sarau é para cantar, vamos de música sobre a nossa Ilha de Paquetá, indo de Caetano Veloso, a Carlos José e Dalva de Oliveira, passando por Luis Melodia, Joyce, João Bosco e Aldir Blanc.   Sob o tema Morena, associação que “nasceu porque era preciso e segue adiante porque é imprescindível”, vamos do morador da Ilha, Pedro Amorim, a Pedro Miranda, Gonzaguinha, Boca Livre, Luiz Gonzaga, Genival Lacerda, Chico Buarque, Clara Nunes e Gal Costa.

Washington Luiz de Araújo, jornalista do portal #BemBlogado

Foto: Guilé Santos

Foto: Guilé Santos

Leia e ouça direto da fonte em:

Sarau Delivery canta Paquetá, um quintal de amores e de luta

 

https://bemblogado.com.br/site/sarau-delivery-canta-paqueta-um-quintal-de-amores-e-de-luta/

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Matérias Relacionadas

Rolar para cima