Da Redação
O Sindicato dos Metroviários ofereceu a sede do sindicado para hospedar pessoas em situação de rua nestes dias de frio intenso. A eles será oferecido um prato de sopa e o café da manhã.
O prédio do Sindicato e que agora vai abrigar pessoas da forte frente fria, fica no Tatuapé, na zona Leste da Capital e é motivo de disputa entre a categoria e o governador João Doria (PSDB).
De acordo com os sindicalistas, o prédio é de propriedade do Metrô e foi cedido para a categoria em 1988, mas Doria decidiu não renovar a cessão do terreno e vender o espaço para a iniciativa privada. Ela já foi a leilão e arrematada, em lance suspeito, por R$ 14 milhões, bem abaixo do valor de mercado, avaliado em r$ 30 milhões. Foi concedida por Doria à especulação imobiliária para a construtora Porte, que lucrará muito com a transação
Os metroviários possuíam uma liminar que permitia que eles ficassem com o prédio, mas na semana passada a Justiça de SP derrubou a liminar em favor do Metrô.
Estação do Metrô vira abrigo
Atendendo ao pedido do padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo, Doria anunciou a liberação de estações do Metrô para receber pessoas em situação de rua. A ação emergencial faz parte da campanha “Inverno Solidário” com a chegada de uma forte frente fria no estado.
Nos dias 28, 29, 30 e 31 a estação Pedro II abrirá 400 vagas para homens das 20h às 8h, período no qual o frio se intensifica na capital paulista.











