Zaluar, o goleiro que tomou o primeiro gol de Pelé

Por Luiz Henrique Gurgel 

Foto antológica do Pelé – Domício Pinheiro

O goleiro Zaluar, já falecido, tomou o primeiro gol de Pelé

Pelé morreu hoje e aproveito para contar uma pequena e saborosa história do Rei do Futebol ocorrida na minha vila natal. Não se trata de uma história qualquer, falo simplesmente do lugar onde Pelé fez o primeiro dos 1283 gols de sua carreira.
Foi numa tarde longínqua de 7 de setembro de 1956, no Estádio Américo Guazelli, cancha do Corinthians F. C. de Santo André, since 1912, o Galo Preto de Vila Alzira, também conhecido como “Corintinha do Ipiranguinha”, clube de futebol do bairro em que nasci e cresci. Ele ainda existe, capengando.
O Santos F.C. subiu a serra para uma partida amistosa no feriado da Independência e ganhou o jogo por 7 a 1. O sexto tento do time do litoral foi marcado por um menino de 15 anos, o Gasolina. Entrou no segundo tempo, no lugar do famoso Del Vechio, para alívio do volante Schamk, do Corintinha, que na hora da substituição gritou para o companheiro Zito: “Acabou a correria! Que moleque é esse aí?”.

Minutos depois, aos 36 para ser exato, Schamk percebeu que a correira não tinha acabado, foi confiante dar combate ao garoto de pernas finas, levou um drible desconcertante e só viu o menino frente a frente com o roliço Zaluar – terceiro goleiro do Galo Preto – que numa saída atabalhoada só viu a bola lhe passar por baixo das pernas. Era o gol 0001 do garoto que viraria um mago da bola, verdadeiro Nijinski, um Nureiev (que eu saiba esses dois geniais russos não faziam o que aquele fez usando uma bola).


A nota pitoresca desse feito histórico ficou por conta do goleirão Zaluar. Anos depois quando o menino Gasolina já era o Rei Pelé, Zaluar passou a usar uniforme com o número “0001” nas costas. Não satisfeito, confeccionou cartão de visitas em que se apresentava: “Zaluar Torres Rodrigues – Goleiro 1º Gol Pelé (07/09/1956)”, com endereço e telefone.
E Viva Pelé! Falo sobretudo do jogador, como foi bonito de ver. Não o percam, está lá nos youtubes da vida, continua batendo um bolão.

Luiz Henrique Gurgel é Mestre em Letras (Literatura Brasileira) pela Universidade de São Paulo (FFLCH – USP/2022); bacharel em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1989), atua como jornalista profissional, professor e formador.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *