Por Virgilio Almansur
Há método na empreitada para a casa de vidro que vai repetindo 2018. Não se descarta outra Marielle e algum mugido do alto das tamancas do comando para encurralar um dos poderes.
Vale a pena pensar no desenho que o hibridismo aqui plantou, com regras próprias e bem estrururadas. Alimentado por estrategistas da ESG, eis que deparamo-nos com vazamentos eletivos que têm em comum um personagem.
Elias Vaz é useiro e vezeiro em “transparecer” notícias. No meio da difusão das matérias, costam alguns jornalistas (SIC) que primam pelos vazamentos, em especial os das forças armadas.
Há elementos para se pensar que a matéria tenha sido plantada, escondendo os reais motivos que possam estar por trás da broxura a ser salva pela sildenafila (VIAGRA).
Com toda probabilidade, deve ser interessante a quem propiciou tal vazamento, induzir a patuleia na crença de um esmorecimento de nossos soldadinhos.
“Fraqueza” levada ao público expõe muito mais uma cortina de fumaça para que outras operações sejam deflagradas. Broxados não conspiram com altivez; a dita-dura comprometida nos faz eleger a galhofa e ignorar as tramas e tramóias dos conspiradores de plantão.
A imagem “broxada” de um milico em cadeira de rodas a sustar um HC, ficou na mente de muitos naquele distante (não tanto…) abril de 2018.
Os arroubos pró-tortura e a elegia de bandidos de outrora (o único militar condenado oficialmente por torturas, ustra, foi o homenageado pelas ffaa até em promoção recente para benefício da viúva e filhas) devem continuar. É método!
No entanto, a armadilha está disseminada: elege-se a corrupção (que não cola no desgoverno) para o varejo, onde todos comprarão na correria os mais diversos componentes de uma história que está sendo tramada no atacado…
Aqueles “velhinhos impotentes” estarão em seus clubes fazendo dos círculos militares os verdadeiros influenciadores de uma eleição que pode ameaçar, futuramente, o desempenho de milhares de cargos conquistados com denodo, integridade, potência e competência…
E há mesmo quem acredite…

Virgilio Almansur é médico, advogado e escritor.