Por Washington Luiz de Araújo, jornalista, Bem Blogado
Sarau Delivery vem neste domingo de (não) carnaval com Ana do Chorinho com a “Abre Alas”, de Francisca Edwiges Neves Gonzaga (1847-1935), a rompe fronteiras contra o machismo: Chiquinha Gonzaga.
Estamos em pleno carnaval, ainda plenamente nublado pela pandemia, mas Ana do Chorinho abre nossas mentes com “Abre Alas”, de Chiquinha Gonzaga, e uma série de marchinhas, como ela explica no recado abaixo.
“Oi Wash, segue o vídeo de hoje… Tinha aqui uma base de “Abre Alas” bem fraca e aí me ocorreu a ideia de juntar com o último carnaval antes da pandemia. Ninguém vai poder reclamar de não ouvir umas marchinhas.
São fotos do que alguns integrantes do ARRUMA fizeram durante o carnaval de 2020. Logo depois a coisa pegou… Espero que gostem. Bj”
Ótima ideia Ana, ainda mais porquê em breve comemoraremos o Dia Internacional da Mulher e sempre temos que reverenciar Chiquinha Gonzaga como uma heroína da luta pelo feminismo, contra o machismo que, se hoje ainda impera, imagine dos meados do século 19 para o início do 20.
Vamos de “Abre Alas”, de 1899, e famosas marchinhas que marcaram o século 20.
Ah, e veja que Ana do Chorinho, que sempre pinta aos domingos aqui, pinta também a sua casa. Pode isso, Arnaldo?
Preencha seu tempo com arte e resistência!
Veja no link abaixo Ana do Chorinho tocando o Abre Alas
Washington Araújo é jornalista e editor do Blog Bem Blogado
Matéria publicada originalmente no link abaixo do Blog Bem Blogado