Construir Resistência
Foto de autor desconhecido

Regina Duarte e Partido Liberal serão processados por filha de Leila Diniz

Por Ana Claudia Guimarães

Foto de autor desconhecido

Filha de Leila Diniz (1945-1972), a produtora e roteirista Janaína Diniz Guerra entra hoje (19/07) com ação indenizatória contra Regina Duarte e o Partido Liberal. Janaína, representada pelo advogado João Tancredo, acusa a atriz e o partido de “violarem o direito de imagem e honra de sua mãe”.

Os casos aconteceram pelo uso indevido – e não autorizado – de uma fotografia emblemática das atrizes Eva Todor, Tônia Carrero, Eva Wilva, Leila Diniz, Odete Lara e Norma Bengell em protesto contra a censura na ditadura, em 1968. O retrato foi utilizado por Regina Duarte e também pelo Partido Liberal e Michelle Bolsonaro, presidente do “PL Mulher”.

Regina Duarte postou, em dezembro do ano passado, um vídeo que reproduzia um discurso de Jair Bolsonaro em defesa do golpe militar e da ditadura. Em um determinado momento do vídeo, quando o discurso diz que “64 foi uma exigência da sociedade” e que “as mulheres nas ruas pediam o reestabelecimento da ordem”, a imagem que ilustra é, acredite!, a foto das atrizes.

Em fevereiro deste ano, a fotografia voltou a ser utilizada pelo Partido Liberal e Michelle Bolsonaro. Dessa vez, Michelle Bolsonaro apareceu “ao lado” das atrizes em uma peça comemorativa pela “conquista do voto feminino”. Janaina Diniz pede R$ 52.800, o limite do juizado especial cível, em cada uma das ações.

_______________

Foto emblemática acima (da esquerda para direita) Eva Todor, Tônia Carrero, Eva Wilma, Leila Diniz, Odete Lara e Norma Bengell em protesto contra a ditadura.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Matérias Relacionadas

Rolar para cima