PT oficializa candidatura de Haddad ao governo de São Paulo e Márcio França ao Senado

Da Redação

 

 

O PT de São Paulo confirmou, neste sábado (22), a candidatura do ex-ministro da Educação Fernando Haddad para o governo paulista. Em convenção realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo, o partido aprovou a candidatura do ex-governador Márcio França (PSB) ao Senado na chapa e homologou as candidaturas de deputados federais e estaduais. Ambos são apoiados pelo candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva e pelo vice, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB).

Esta é a quarta eleição da qual Haddad participa. Na primeira, em 2012, saiu vitorioso e se tornou prefeito de São Paulo. Na segunda, perdeu a reeleição para João Doria (PSDB). E na terceira, assumiu a cabeça de chapa da candidatura petista à presidência na metade da campanha eleitoral de 2018 e acabou perdendo para Jair Bolsonaro, o elemento que desgoverna o país.

Haddad foi no Ministério da Educação por 7 anos (entre 2005 e 2012), nos governos de Lula e Dilma. Notabilizou-se por implantar programas de sucesso na educação dos jovens brasileiros,  como o ProUni, que concede bolsas de estudo em universidades privadas para estudantes de baixa renda. Foi também o ministro que implantou o  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2009 e 2011, facilitando a entrada de jovens de baixa renda nas universidades.

A vaga de vice na chapa de Haddad segue indefinida. O PT deverá optar por um nome que amplie a votação no interior do Estado. A decisão final  precisa passar por acordos entre os partidos da coligação oficializada com PV e PCdoB, PSB, PSOL e Rede.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *