Construir Resistência
Desabrigados aguardam audiência com prefeito

Prefeito de São Sebastião enrola famílias vítimas de deslizamento

Da Redação com informações do Tamoios News

Desabrigados aguardam audiência com prefeito

Um grupo de 30 famílias que tiveram suas casas destruídas devido a um deslizamento de terra em Barequeçaba (São Sebastião), esperam há mais de 3 anos para que o prefeito Felipe Augusto realize a desapropriação de uma área.

O fato aconteceu em maio de 2019, quando choveu 264 milímetros em São Sebastião, deixando 120 desabrigados e 350 desalojadas. Houve um escorregamento de terra no bairro de Barequeçaba e 34 casas foram afetadas com várias rachaduras e interditadas pela Defesa Civil que retirou todos os moradores a tempo. Na época, o prefeito disse que surgiram rachaduras de até 30 centímetros nas paredes das casas, provocadas pela movimentação do morro.

Seis meses depois de suas casas serem demolidas, as famílias se reuniram com o prefeito Felipe Augusto e exigiram mais agilidade do poder público na compra de uma área para construir novas casas para as vítimas da tempestade.

“Alguns aceitaram apartamento em Jaraguá e outros estão na CDHU em Barequeçaba, mas essas casas da CDHU não davam para todas as famílias. O restante recebe o auxílio da prefeitura de R$ 990 para pagar o aluguel”, explicou Alex Sandro da Silva, um dos moradores cuja casa foi danificada pelo deslizamento.

O prefeito Felipe Augusto garantiu às famílias o apoio da Prefeitura Municipal: “O programa de subsídio de aluguel ajudará a todos, enquanto trabalhamos para construir novas casas para essas famílias”, concluiu.

“Em uma das reuniões sugeri ao prefeito comprar um terreno em Barequeçaba, um local onde guardavam os barcos. Este imóvel estava com o IPTU atrasado há décadas, então a desapropriação poderia começar a partir daí”, comentou Priscila Santos.

“É um terreno que o prefeito disse que não daria para construir, e depois disse que comprou e que só precisava da mão de obra. Chegou a falar em reuniões que daria capacitação para quem pudesse se envolver na construção, depois disse que estava tentando um financiamento da Caixa. Sempre uma nova esperança e uma nova decepção.”, completou ela.

Segundo informação recebida pelas famílias atingidas, o município de São Sebastião havia assinado uma portaria autorizando a desapropriação de uma área de cerca de 2.500 m2 para a construção de moradias populares no bairro de Barequeçaba.

A Secretaria Jurídica realizaria os trâmites para a desapropriação do terreno para o início das obras e que a área de construção das casas, embora já tivesse sido desapropriada, aguardava apenas o parecer positivo da Justiça.

E o prefeito destacou que o andamento do projeto dependeria de outros órgãos, como o governo do Estado, que destinaria dinheiro para a construção dessas casas.

Pelo projeto apresentado às famílias, seriam construídos 30 apartamentos de 56 m2 com dois quartos, sala e cozinha.

“Nunca recebemos um parecer sobre as casas nem da prefeitura, nem da Câmara Municipal. Eles alegam que o terreno já foi desapropriado, mas o documento de compra nunca foi apresentado. Quando buscamos informações na Secretaria de Habitação, somos tratados como ‘peteca’, que joga para um e outro e continuamos nessa situação incômoda”, disse Wanderlei Alves Pinto.

Eles pedem mais uma vez ao prefeito Felipe Augusto que volte a atender a situação das cerca de 30 famílias que aguardam as novas moradias que lhes foram prometidas, porque o momento é oportuno e esperam que a prefeitura consiga resolver a situação destes que continuam morando de aluguel social.

Lula visita São Sebastião

No dia seguinte à tragédia na Costa Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), esteve em São Sebastião para dar apoio à famílias desabrigadas e enlutadas. Já são 59 mortos e ainda há 6 desaparecidos. Já foram liberados r$ 120 milhões para o início da reconstrução, foram benefícios sociais para os atingidos, como a liberação do FGTS.

Lula realizou uma coletiva em que apontou uma reunião de forças entre governos federal, estadual e municipal para reconstrução de São Sebastião.

Ao lado do governador Tarcísio Freitas (Republicanos-SP) e do prefeito da cidade, Felipe Augusto (PSDB-SP), o petista refutou as cisões políticas entre opositores e exaltou a relevância da tarefa conjunta para dirimir os problemas ocorridos nas últimas horas.
“Fiz questão de vir aqui e trazer um conjunto de ministros, para assumirmos um compromisso de governo com São Sebastião. Vamos recuperar a estrada Rio-Santos. E não podemos mais construir casas em lugares de risco. Vamos trabalhar junto com a prefeitura”, publicou nas redes sociais.
O presidente Lula chegou a consolar o prefeito bolsonarista Felipe Augusto. (Foto abaixo)

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Matérias Relacionadas

Rolar para cima