Por Simão Zygband
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (26) mostra uma subida na intenção de votos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e se as eleições fossem hoje, ele estaria eleito para exercer o seu terceiro mandato. Lula tem 48% contra 27% do seu adversário, uma distância quilométrica de 21%..
Muitos fatores pesaram favoravelmente ao candidato que encabeça a Frente Ampla. O primeiro e mais evidente é que o ex-presidente está extremamente feliz com o seu recente casamento e sua felicidade contagia a sua campanha. Lula tem uma pulsão de vida fantástica, ao contrário do seu adversário, um sujeito infeliz que quer infelicitar a vida de todos os brasileiros.
O atual ocupante da cadeira presidencial só prega a violência, o ódio e a desagregação e pretende adotar medidas que vão prejudicar ainda mais a vida dos brasileiros: cobrança do atendimento na Previdência, pagamento das universidades públicas, reajuste nos convênios de saúde acima de 15%, violência policial diária contra população fragilizada, enfim, um celeiro de más notícias, como se já não bastassem a inflação recorde, a disparada nos preços dos combustíveis, dos alimentos e dos remédios, entre outros. O povo não está aguentando mais tanto sofrimento e o sádico no poder parece saborear a desgraça alheia.
Que me perdoem os críticos da aliança de Lula com Geraldo Alckmin. Nada poderia ser mais simbólico no atual quadro político do que dois adversários históricos terem abaixado a guarda para enfrentar o pesadelo maior que seria a reeleição do elemento. Em torno deles se unem 7 partidos, com muita diferença entre eles, mas que têm um denominador comum: derrotar o bolsonarismo, a extrema direita e o fascismo.
É verdade que eleição só se ganha quando são abertas as urnas e a pesquisa que vale mesmo é quando são computados os votos de todos os brasileiros votantes. Mas o elemento terá que suar sangue (silogismo detestável pois cabe muito bem a um genocida) para tirar esta fantástica diferença, mas é melhor aguardar também o início do horário eleitoral de Rádio, TV e Internet.
De toda forma, Lula se transformou na esperança do povo e é isso que conta.
Vamos todos juntos derrotar Bolsonaro.
Cada um deve fazer a sua parte.