Circula na imprensa brasileira da última terça-feira, 11, uma lista com os nomes das 73 pessoas que até agora visitaram o tenente-coronel Mauro Cid na prisão. A lista mostra que o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro recebeu no cárcere 11 generais do Exército Brasileiro – oito da reserva e três da ativa.
Consta na lista o nome do general Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira. Trata-se do atual chefe do Comando de Operações Terrestres, órgão de direção operacional do Exército.
No início de julho, o general Estevam Theophilo exerceu interinamente, por uma semana, o próprio comando do Exército, durante uma visita oficial do general Tomás Paiva ao Exército da Alemanha.
O subcomandante de Operações Terrestres, general Sérgio Schwingel, também está na lista. O terceiro general da ativa que visitou Mauro Cid no Batalhão de Polícia do Exército é Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, atual chefe do Preparo da Força Terrestre.
Entre os generais da reserva que visitaram Mauro Cid na prisão está Júlio Cesar de Arruda, o primeiro nomeado por Lula para o comando do Exército. Arruda seria substituído por Tomás Paiva justamente por se recusar a reverter a nomeação de Cid para a chefia do 1º Batalhão de Ações e Comandos.
Também visitaram Cid na prisão os generais da reserva Eduardo Pazuello, que também foi ajudante de ordens de Bolsonaro, mas na pandemia – “um manda, o outro obedece”; e o general Luiz Eduardo Rocha Paiva, que urdiu junto com o general Eduardo Villas Bôas o projeto de ditadura reloaded “Projeto de Nação – O Brasil em 2035”.
Os outros generais da reserva que visitaram Mauro Cid no cárcere foram Pedro Ronalt Vieira, Roberto Escoto, Edson Diehl Ripoli e Ridauto Lucio Fernandes, além de Mauro César Loureno Cid, pai de Mauro Cid.
Preso há 70 dias, Mauro Cid depõe nesta terça na CPI do 8/1. Alguns deputados da base do governo criticaram o fato de Cid ter ido fardado à comissão. “Não representa o Exército”, afirmaram, mesmo tendo em mãos a lista dos 11 generais que visitaram Mauro Cid na prisão.
Alguns desses deputados pareceram surpresos quando, também nesta terça, o Exército divulgou nota dizendo que partiu da Força a orientação para Mauro Cid ir fardado à CPI.
Hugo Souza é jornalista, editor do site Come Ananás