Construir Resistência
Screenshot 20231014 150606~2

Pelo cessar-fogo e pela criação do Estado Palestino

Por Palas Atena 

Screenshot 20231014 150606~2

Os brasileiros que estavam na “zona de exclusão”, onde o genocida netanyahu está fazendo o massacre terrestre, já estão fora desse perigo. Eles pegaram o ônibus, sob autorização de Israel, e já saíram da área. Agora só esperam a autorização do Egito para embarcar no voo para o Brasil. São 14 crianças/adolescentes.
A gente fica aqui dando palpite, assim como as hienas da mídia oligárquica, ventríloquas dos senhores da guerra, mas não temos a mínima noção da grandiosidade das negociações envolvidas para libertar essas pessoas. O governo brasileiro, sob comando de Luiz Inácio Lula da Silva, demonstrou por que temos a melhor diplomacia do mundo.
O sanguinário governo de Israel permitiu que elas saíssem agora de manhã, quando o comboio de tanques e soldados já estão prontos para o ataque por terra a Gaza a fim de exterminar qualquer forma de vida na região que não seja desses cavaleiros do apocalipse. Sofremos pela população palestina, vítima há décadas da insanidade dos senhores da guerra (hamas, EUA, UE, países vizinhos) e da omissão covarde da ONU.
O governo genocida de Israel vai fazer o seu massacre sob a cumplicidade dos senhores da guerra. Mas há resistência e haverá justiça, nem que seja divina. Na França, que proibiu manifestações pró-Palestina, as pessoas estão indo às ruas e enfrentando a polícia. Em Berlim, as pessoas estão indo às ruas. Em Londres, milhares estão indo às ruas. Em Nova Iorque também.
Nos países do Oriente, como Jordânia, Arábia Saudita, Iraque, Irã, multidões (mesmo, é uma massa de gente) estão nas ruas em apoio à Palestina. Os governos, em geral autocracias reais, estão pressionados, principalmente aqueles alinhados ao Ocidente, como a Jordânia. Se mantiveram essa postura de omissão diante do massacre aos palestinos, correm o risco de enfrentar tentativas de derrubada do poder.
O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, já deu declarações condenando o massacre na Faixa de Gaza e, como têm feito outros presidentes, afirmou que a única solução para o conflito é a criação do Estado da Palestina. China, Rússia também se manifestaram nesse sentido, pedindo o cessar-fogo.
O chanceler Mauro Vieira tem sido a voz do Brasil na ONU e, desde sempre, sob orientação do presidente Lula, tem clamado pelo cessar-fogo e pela criação dos dois Estados. Mônica Bergamo publicou hoje texto do Financial Times, a bíblia do mercado, em que o autor expressa o temor da UE pelas sanções do Sul Global, diante das atrocidades cometidas por Israel.
O Brasil, com Lula, voltou a ser uma voz potente no mundo e pode mudar o rumo da história. Não é ufanismo, é fato. Por isso fizemos o L.

Palas Atena é pseudônimo. Foi mantida sua grafia original, que coloca os nomes próprios em letra minúscula. Nem o editor do Construir Resistência conhece a verdadeira identidade da escriba. Seus textos são obtidos diretamente do Facebook.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Matérias Relacionadas

Rolar para cima